A Câmara Municipal de São Paulo, nesta sexta-feira (05/02), recebeu 33 estudantes universitários dos Estados Unidos, que estão visitando diferentes cidades dentro do programa “Cidades no Século XXI”, do International Honors Program.
Estudantes de escolas superiores como a George Washington, a da Pennsylvania, a de Yale, a John Hopkins e a de New York visitarão também Curitiba, Cidade do Cabo (África do Sul) e Hanói (Vietnã). O grupo veio conhecer a dinâmica dessas localidades para estudar experiências de governança e representação política.
Na visita monitorada pelas dependências do Palácio Anchieta, os estudantes acompanhados pela coordenadora do programa, Glenda de La Fuentes, foram saudados pelo vereador Ítalo Cardoso (PT). A vereadora Juliana Cardoso (PT) também recepcionou os visitantes.
Em exposição, Ítalo resumiu o dia-a-dia do mandato parlamentar e explicou as atribuições e prerrogativas do Legislativo municipal. Também relatou a experiência de ser parlamentar tanto na bancada de Oposição quanto de Situação, dos estragos causados pelas últimas tempestades, além de fazer um breve balanço de sua militância no campo dos direitos humanos.
A vereadora Juliana Cardoso (PT) destacou, na sua fala aos estudantes, as linhas mestras da sua atuação parlamentar e os movimentos sociais com que está comprometida. “A partir do movimento estudantil, comecei a fazer minha formação política. Também comecei a entender melhor a questão da política, porque minha família foi fundadora do PT. O meu grupo político achou que deveria ter um vereador. Nós trabalhamos mais na região da Zona Leste, porque acompanhar a comunidade é conhecer a dona Maria da esquina e o seu João da marcenaria”, contou.
Os vereadores elucidaram as dezenas de perguntas formuladas pelos estudantes universitários americanos.
“A visita é importante para eles conhecerem um pouco o que é a situação macro. A cidade de São Paulo é algo que não se explica pelas suas contradições, pela sua grandeza, pelos seus problemas. E com certeza esse intercâmbio começa a dar a eles uma noção do que é a cidade. Muitas vezes, eles nem conhecem o Estado de São Paulo e nós sabemos da nossa importância política e econômica. É bom que eles levem um pouco dessa realidade”, assinala Ítalo Cardoso.
|