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Uso pedagógico das hortas escolares é debatido pela Comissão de Educação da Câmara

Por: FELIPE PALMA  - DA REDAÇÃO 

27 de novembro de 2019 - 21:10

André Moura / CMSP

Comissão de Educação (27/11)

Em reunião nesta quarta-feira (27/11), a Comissão de Educação, Cultura e Esportes recebeu três biólogos da USP (Universidade de São Paulo) para debater pesquisa realizada em escolas municipais da cidade, sobre a implantação de hortas nas unidades de ensino, inclusive para as merendas. A ideia dos pesquisadores e dos vereadores da comissão é levar o projeto adiante, incluindo a criação de hortas nas escolas como parte da formação mutidisciplinar.

Para Eliseu Gabriel (PSB), presidente da Comissão de Educação, a Câmara Municipal analisará de que forma pode ajudar e dar mais visibilidade às hortas escolares. “Uma das ideias que surgiu é preparar um curso para professores interessados, utilizando emendas parlamentares”, disse Gabriel.

Uma das autoras da pesquisa, a bióloga Beatriz Laham contou que o estudo começou durante a sua graduação. Após três anos visitando escolas e analisando hortas, os pesquisadores concluíram o projeto com recomendações. “A gente teve a ideia de vir articular em um meio político, para buscar iniciativas possíveis em hortas nas escolas, além do ensino sobre sustentabilidade”, disse a pesquisadora.

Para o biólogo Luiz Gustavo Arruda, as ações estratégicas da horta escolar fomentam a sustentabilidade relativa à segurança alimentar e nutricional, problema que ganha relevância diante das mudanças climáticas.

Projetos de Lei

A reunião da Comissão de Educação aprovou ainda 11 Projetos de Lei e um Projeto de Decreto Legislativo.

Um deles, o PL 144/2019, dispõe sobre a implantação do projeto Jovem Atleta, nas escolas públicas e particulares de São Paulo.

Outro PL com parecer aprovado foi o 69/2018, que trata da implantação de atividades culturais e recreativas ligadas ao folclore, danças e músicas típicas do Brasil. Ambos os projetos são de autoria do vereador Ricardo Nunes (MDB).

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