MARIANE MANSUIDO
DA TV CÂMARA
Mais de 70% dos brasileiros tomam remédios sem prescrição médica. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico em 16 capitais das cinco regiões do Brasil. Para alertar e conscientizar sobre os riscos da automedicação, foi criada na capital a Semana do Uso Racional de Medicamentos.
Segundo o levantamento, tomar remédio por conta própria, sem prescrição médica, é um hábito de 72% dos brasileiros. Os médicos alertam para o risco de trocar a recomendação de um especialista pela indicação de um familiar ou por algum texto lido na Internet.
De acordo com a coordenadora do departamento de Farmácia da USP (Universidade de São Paulo), Silvia Storpirtis, os riscos da automedicação são altos.
“Nós temos de lembrar que cada pessoa é uma pessoa. Cada uma tem as suas características, o seu organismo. Ao se automedicar, sem querer ela provoca uma interação medicamentosa que pode levá-la a uma hospitalização”, disse.
Para o reitor da Universidade de Sorocaba, Fernando de Sá Del Fiol, é fundamental que as pessoas conheçam e saibam que o medicamento vai alterar o funcionamento do organismo, para o bem ou para o mal. “É importante que as pessoas tenham clareza de que o medicamento deve ser sempre usado com orientação”, afirma.
Pelo menos 28% das intoxicações no Brasil também são causadas por medicamentos. A prescrição médica ou a orientação de um farmacêutico é importante não apenas para definir o remédio certo, mas também a sua forma de uso.
“Às vezes você utiliza um remédio com prescrição, mas você associa a outros medicamentos que você mesmo comprou por conta, ou utiliza prescrito de forma inadequada. Então existem várias maneiras de você não cumprir uso adequado dos remédios. Medicamento é algo muito importante para recuperar a saúde, mas pode ser muito perigoso se não utilizado adequadamente”, disse Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo).
A “Semana do Uso Racional de Medicamentos”, que vai até o dia 11 de maio, é de autoria da vereadora Edir Sales (PSD), que participou da Sessão Solene. “Nessa semana, existe uma programação muito extensa sobre o farmacêutico. E eu tenho acompanhado várias atividades deles sobre o uso racional de medicamentos. Por isso nós transformamos em lei”, finalizou a vereadora.