A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher aprovou, na tarde desta quinta-feira (12/8) a realização de Audiência Pública para debater o tema “Avaliando a Vacinação Cruzada de Gestantes e Puérperas no contexto da Pandemia por Covid-19”.
A autora do requerimento, vereadora Juliana Cardoso (PT) e os outros integrantes da Comissão, vão debater sobre as análises dos dados epidemiológicos que recomendam a retomada da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades, em consonância com o PNI (Plano Nacional de Imunização), com as vacinas disponíveis no país que não contenham vetor viral (Coronavac) e a de RNA mensageiro (Pfizer), entre outros assuntos.
Para o encontro, serão convidados representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde), do SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) e do Movimento de Mulheres.
“Este requerimento é muito importante. Realmente as informações são cruzadas e precisamos entender mais sobre isso. Quero muito contribuir e também trazer convidados para esse debate. É um tema sensível e atual”, comentou o vereador Felipe Becari (PSD), presidente da Comissão.
Saúde Mental
Outra Audiência Pública que será realizada pelo colegiado no segundo semestre foi sugerida pela vereadora Luana Alves (PSOL). Para discutir sobre a saúde mental dos trabalhadores da área de Saúde, Assistência Social e dos Direitos Humanos, que estão na linha de frente no trabalho de combate à Covid-19, serão convidados integrantes de conselhos de classe, especialistas, trabalhadores, além de representantes do Executivo e outras instituições que trabalham para barrar a pandemia do novo coronavírus.
“É uma Audiência Pública para falarmos sobre o bem-estar psíquico de quem não parou de trabalhar durante a pandemia. Todos nós já ouvimos muitos relatos sobre o tem”, comentou Luana.
Projetos de Lei
Na pauta do dia, os parlamentares apreciaram nove Projetos de Lei. Entre os itens analisados, foi aprovado por unanimidade, o parecer favorável ao PL (Projeto de Lei) 358/2020, de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM), que determina a obrigatoriedade aos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviço da realização de testes de diagnóstico para o Sars-Cov-2 (Covid-19) em trabalhadores da iniciativa privada.
Segundo a proposta, os testes devem ser realizados em todos os estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviço que contenham mais de 100 funcionários. A relatoria foi da vereadora Luana Alves (PSOL).
Quórum da reunião
Também participaram desta primeira reunião após recesso parlamentar os vereadores Alfredinho (PT), Fabio Riva (PSDB), Rinaldi Digilio (PSL) e Xexéu Tripoli (PSDB).
Confira aqui a íntegra da reunião.