A Comissão de Administração Pública aprovou, nesta quarta-feira, parecer favorável ao projeto de lei que prevê a vacinação gratuita contra o HPV na rede municipal de saúde de São Paulo. A matéria, de número 0601/2008, é da vereadora Claudete Alves (PT).
Na 6ª reunião ordinária do colegiado, os vereadores também aprovaram um requerimento do vereador Eliseu Gabriel (PSB) que solicita à Secretária Municipal de Saúde informações relativas à quantidade de unidades compradas do medicamento Ritalina e Concerta.
“Existe uma tendência, até mesmo mundial, para utilizar medicamentos para resolver problemas de educação. Isso é um equívoco. A venda deste remédio passou da casa dos milhares para os milhões nos últimos anos. Quando resolvemos as dificuldades dos alunos com remédios, isentamos o sistema educacional de sua responsabilidade, como se o fato de a criança não aprender fosse apenas problema com ela”, explicou Gabriel.
Também foi decidida nesta quarta-feira a realização de uma audiência pública para debater os problemas registrados no Pronto-Socorro de Perus, problemas estes apontados pelo Instituto SAS, responsável pela gestão da unidade de saúde.
“A instituição fala da falta de medicamentos, equipamentos e infraestrutura. Além de afirmar que recursos para a reforma do local não foi repassado. Por isso, decidimos visitar o Pronto-Socorro e também realizar uma audiência pública com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, do Instituto SAS e de representantes do Conselho Gestor da Unidade e de membros do Conselho Municipal de Saúde”, explicou o vereador Carlos Neder (PT).
O presidente da Câmara Municipal, José Police Neto (sem partido), informou a Neder que gostaria de participar da visita ao local.
Outros requerimentos aprovados
Um requerimento de José Ferreira Zelão (PT) solicita a presença do secretário Januário Montone ou representante para prestar esclarecimentos sobre a atual situação do Hospital Municipal Waldomiro de Paula.
Dois outros documentos aprovados pela comissão são de autoria de Carlos Neder. Um deles requer que a companhia São Paulo de Parcerias (SSP) encaminhe ao Legislativo cópia de demonstrativos do relatório da administração sobre os negócios sociais e os principais fatos administrativos do exercício findo; cópia das demonstrações financeiras; e o parecer dos auditores independentes e do conselho fiscal. Já o outro solicita que o subprefeito de Cidade Ademar preste esclarecimentos sobre a implementação do projeto de canalização e reurbanização do Córrego Zavuvus e seus afluentes, na Vila Joaniza.
(27/04/2011 – 16h46)