Nesta segunda-feira (9/12), a Câmara Municipal de São Paulo sediou o evento de lançamento do documentário “Joelma: A Voz dos Heróis”, uma coprodução entre a Rede Câmara SP e a TV Cultura sobre o incêndio que aconteceu em 1974 no Edifício Joelma, prédio vizinho ao Legislativo paulistano localizado no centro de São Paulo.
A solenidade foi presidida pelo vereador Bombeiro Major Palumbo (PP) e contou também com a presença de Fábio Borba, diretor de rede da Fundação Padre Anchieta e da diretora executiva da Rede Câmara SP, Lara Breschigliari.
A produção traz trechos inéditos de depoimentos captados em janeiro deste ano e transmitidos na cerimônia de entrega do Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas. São relatos inéditos de 10 bombeiros que trabalharam no socorro às vítimas durante o incêndio. Os militares contaram como foram as 24 horas desde o recebimento da ocorrência, os momentos marcantes vividos durante a tragédia e como essa tragédia ficou marcada na memória de cada um.
Sobre o incêndio
Na manhã de 1º de fevereiro de 1974, São Paulo testemunhou uma tragédia: um incêndio no Joelma, edifício comercial de 25 andares na esquina da rua Santo Antônio com a avenida 9 de Julho, na região central, que deixou mais de 180 mortos e 300 pessoas feridas.
O número de vítimas poderia ter sido bem maior se o heliponto da Câmara Municipal de São Paulo, que fica ao lado do Joelma, não tivesse sido transformado em um hospital de campanha.
Após a tragédia, o Joelma passou por uma reforma e quatro anos depois foi reinaugurado com o nome de Edifício Praça da Bandeira. Hoje ele se encontra praticamente todo ocupado por diversas empresas e escritórios de contabilidade, engenharia e advocacia.
Confira como foi o evento de lançamento do documentário “Joelma: A Voz dos Heróis” na reportagem de Kamila Marinho para a Rede Câmara SP:
Veja também o documentário na íntegra, disponível na grade da Rede Câmara SP e no canal Câmara São Paulo no YouTube: