A Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia realizará às 13h, desta segunda-feira (19/6), uma Audiência Pública para discutir o limite de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê.
A discussão sobre a velocidade nas vias da capital paulista iniciou-se ainda na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), quando ele decidiu reduzir o limite das vias. No entanto, ao assumir o Executivo, João Doria (PSDB), implementou o Programa Marginal Segura – que previa o aumento da velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê.
A medida mudou de 50 km/h para 60 km/h, na via local, à exceção das faixas da direita, ao lado das calçadas e nos corredores de ônibus: mantidas em 50 km/h; de 60 km/h para 70 km/h, na via central, e de 70 km/h para 90 km/h, na via expressa.
A Comissão realizou no mês passado uma Audiência Pública com a participação de representantes da USP (Universidade de São Paulo), do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), representantes dos Arquitetos e de ONGs.
A maioria dos participantes defendeu a redução de velocidade. Para o pesquisador em Mobilidade Urbanas do IDEC, Rafael Calabria, as pessoas precisam entender que houve uma mudança de paradigma na segurança de trânsito e a redução de velocidade é primordial. “Essa nova tendência, que começou na Europa e tem se espalhado pelo mundo”, disse.
Serviço
Audiência Pública sobre o limite de velocidade nas marginais Pinheiro e Tietê
Data: 19 de junho
Horário: 13h
Local: Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacarei, 100, Bela Vista)