Os vencedores da 14ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão foram conhecidos nesta segunda-feira (24/10) em um encontro realizado na Câmara Municipal de São Paulo, com apoio do vereador Eliseu Gabriel (PSB).
Quatro pautas produzidas por estudantes de jornalismo a partir do tema “os gritos que o mundo dá e que o jornalismo precisa ouvir” foram agraciadas pela premiação. Os autores e autoras apresentaram suas reportagens e detalhes do processo de pesquisa, apuração e produção dos materiais jornalísticos finais. Veja abaixo as pautas vencedoras:
– A terra que grita por vida
Aluna: Bruna de Souza Santos (Universidade Federal do Cariri)
Professor orientador: Luís Celestino de França Júnior
Jornalista mentor: Rodrigo Alves
– Vozes amazônidas
Alunos: Ana Vitória Monteiro Gouvêa, João Pedro Freitas Ataíde dos Santos e Leandro Lima de Souza (Universidade Federal do Pará)
Professora orientadora: Celia Regina Trindade Chagas Amorim
Jornalista mentor: Paulo Oliveira
– Da lama ao caos: a dor que não tem nome – mas tem cor – e a tragédia anunciada das mudanças climáticas em Pernambuco
Alunos: Carina Barros Lins, Paulo Leandro Mota do Nascimento e Gabriela da Silva de Andrade (Universidade Federal de Pernambuco)
Professora orientadora: Adriana Maria Andrade de Santana
Jornalista mentor: Bianca Vasconcellos
– Nem pop, nem top – um drama de saúde pública no centro do agronegócio
Alunos: Mayala Tereza Fernandes, Lucas Daniel de Lima e Izabela Morvan da Silveira (Universidade Federal do Paraná)
Professor orientador: José Carlos Fernandes
Jornalista mentor: Anelize Moreira
Sobre a premiação
Realizado desde 2009 pelo Instituto Vladimir Herzog, o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão tem o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem.
A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa, e a Vladimir Herzog, cuja vida foi dedicada a promover um jornalismo de qualidade, verdadeiro e, acima de tudo, responsável. As reportagens produzidas pelos estudantes estão disponíveis no site do Prêmio.
A íntegra do evento pode ser conferida no vídeo abaixo: