RenattodSousa
Durante sessão desta terça-feira na Câmara, o vereador Claudio Fonseca (PPS) defendeu a elaboração e discussão do Plano Municipal de Educação para o ano de 2013, com diretrizes e metas para a educação pública na cidade de São Paulo.
O vereador afirmou que a universalização do atendimento, ou seja, acesso assegurado a qualquer aluno que precise de educação, não está garantido. É comprovado que o Executivo criou 80 mil vagas para educação infantil, mas ainda faltam 40 mil, disse o vereador. Ele credita esse atraso à alteração da Lei Orgânica do Município, e dentro dela, a diminuição da porcentagem de investimentos na manutenção e desenvolvimento do ensino dentro daquilo que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional.
É importante vincular percentuais para a educação. A União tem que gastar 18% de dinheiro proveniente de impostos para esse fim. Até 2001, nosso percentual era de 30%, mas esse valor caiu para 25%. Poderíamos estar em situação melhor se não tivéssemos sofrido esse corte, aponta o vereador, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal.
Na mesma sessão, o vereador Floriano Pesaro (PSDB) explicou aos parlamentares que os ciclistas acabam de receber uma boa notícia: a abertura da ciclofaixa do Centro Histórico. O percurso tem 9,5 km e compreende o Pátio do Colégio, a Praça da Sé e o Mosteiro de São Bento, entre outros pontos. Trata-se de um pedido da Casa que vai revitalizar o centro da cidade, comemora. O vereador também lembrou que tramita na casa o projeto de lei 223/2010, de sua autoria com o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR), que dispõe sobre a obrigatoriedade de estacionamento para bicicletas em escolas públicas e particulares. Somente podemos estimular o uso da bicicleta se estimularmos o uso.
O vereador Claudinho de Souza (PSDB) lembrou aos parlamentares que na data de hoje, 25 de setembro, é celebrado o Dia do Rádio. O rádio ainda será durante muito tempo o veículo preferido de muitos, destacou o vereador.
(25/09/2012 18h11)