RenattodSousa
Durante a sessão desta quarta-feira da Câmara Municipal, o vereador Paulo Frange (PTB) lembrou a importância do Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar (PROHDOM) existente na cidade de São Paulo e pediu a ampliação das equipes que o compõe. Ele também sugeriu que outras cidades brasileiras copiem o projeto.
Atualmente, oito equipes do PROHDOM estão sediadas nos hospitais municipais, mas, segundo o vereador, o programa ainda funciona de forma insipiente, por conta do alto custo para compor o quadro de profissionais. Segundo Frange, uma vez tornado lei, o projeto precisa ser ampliado. A internação domiciliar humaniza o atendimento e diminui as infecções hospitalares, afirmou. É ele o autor do projeto de lei que instituiu o programa no ano passado.
O parlamentar também falou sobre as internações domiciliares de pacientes com problemas mentais realizadas por meio do PROHDOM e do Hospital Vila Maria (Vermelhinho). O Brasil começa a pagar uma dívida histórica que possui nessa área da saúde, lembrou.
Além de minimizar os riscos para o paciente, o objetivo do programa é otimizar o uso de leitos hospitalares, evitar internações desnecessárias e reduzir taxas de internações recorrentes.
(10/10/2012 18h26)