Durante a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo, realizada neste domingo (15/12), o vereador Eduardo Tuma (PSDB), atual presidente da Casa, foi reeleito para o cargo com o total de 48 votos e uma abstenção.
Único parlamentar a apresentar candidatura, Tuma está à frente do Legislativo paulistano desde o início de 2019.
Agora, seguirá para novo mandato, a ser exercido ao longo de 2020, a partir de 1º de janeiro, data em que ocorrerá a posse.
A palavra do presidente
O presidente reeleito também agradeceu o apoio de todos os vereadores:
“A não indicação de outro candidato mostra que esta Casa tem um trabalho em sinergia, que a discussão de 2019, apesar de muitas opiniões distintas, foi republicana, mais democrática possível. Nós construímos uma Câmara mais forte em 2019. Eu tenho certeza de que ela vai se fortalecer em 2020. Contem comigo novamente”, afirmou Tuma.
Eduardo Tuma
Aos 38 anos, Eduardo Tuma está em seu segundo mandato como vereador de São Paulo, tendo sido eleito em 2012 e novamente em 2016.
No Legislativo Paulistano, Tuma ocupou a presidência da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Dívida Ativa, em 2017, e foi o 1º vice-presidente da Mesa Diretora, em 2017 e 2018.
Tuma também foi secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo, no ano passado, cargo que exerceu durante sete meses, a convite do prefeito Bruno Covas (PSDB).
Atribuições do presidente
Entre as atribuições do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, está a manutenção da ordem dos trabalhos legislativos, publicidade de todos os atos da Casa, e zelo pelo cumprimento do Regimento Interno.
Também compete ao presidente anunciar e convocar as Sessões Plenárias e reuniões da Mesa Diretora, dar posse aos vereadores e suplentes, além de exercer a chefia do Executivo municipal, nos casos previstos em lei.
Confira o vídeo com o balanço da Mesa Diretora 2019: