O vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC) foi eleito corregedor-geral da Câmara Municipal de São Paulo para o exercício de 2021, com 44 votos. Ele disputou o cargo com o vereador Faria Sá (PP) que recebeu um voto. A escolha ocorreu após a eleição da Mesa Diretora da Casa, realizada nesta sexta-feira (1/1).
Cabe ao corregedor-geral zelar pela ética e decoro parlamentares, bem como pela ordem e disciplina do Legislativo paulistano. Também é o responsável por receber denúncias contra vereadores, presidir sindicâncias para apuração e aplicar sanções em casos de sua competência.
O novo corregedor-geral falou sobre como pretende conduzir os trabalhos deste ano. “A corregedoria é importante para apurar e responsabilizar atos e fatos que acontecerem nesta Casa. O ideal do corregedor é ter menos trabalho possível, isso significa que a Casa está com seus atos em harmonia”.
Outros seis vereadores irão compor a Corregedoria do Legislativo paulistano. Eles serão escolhidos por suas bancadas respeitando, sempre que possível, o quociente partidário definido no Regimento Interno da Câmara.