Um novo modo de informar os paulistanos sobre chuvas e possíveis enchentes é o foco do Projeto de Lei (PL) 69/2013, do vereador Edemilson Chaves (PP), que propõe a criação de um serviço chamado Sistema Paulistano de Emergência (SEPE).
A ideia é alertar a população por mensagens de texto por celular, redes sociais, televisão, rádio e até painéis eletrônicos nas ruas sobre tempestades que estão por vir e avisos de emergência de vias interditadas.
No texto do PL, o vereador explica que o SEPE tentará alertar 30 minutos antes sobre as chuvas evitando assim que o trânsito se complique ainda mais, que transeuntes possam mudar sua rota, que usuários do transporte público possam se antecipar ou alterar seu caminho, enfim que pessoas não percam seus bens e principalmente a vida em função destes acontecimentos.
Para facilitar a viabilização do SEPE, Edelmilson Chaves propõe que as companhias telefônicas, provedores de Internet e de televisão por assinatura sejam parceiros da Prefeitura, com a contrapartida do benefício fiscal municipal. O projeto ainda precisa passar pelas Comissões da Casa antes de seguir ao plenário.
(15/03/2013 – 13h10)