O serviço de hotéis para cães e gatos já faz parte da realidade de muita gente. A comodidade ofertada pelos estabelecimentos é tentadora para quem precisa viajar, mas não tem onde deixar os bichinhos de estimação.
Alguns estabelecimentos oferecem passeios, banhos e alimentação de qualidade, além de cuidadores em tempo integral. Mas será que é possível confiar 100% na qualidade desse tipo de hospedagem?
Pensando nisso, o vereador Dalton Silvano (DEM) criou um Projeto de Lei que obriga todos os hotéis e similares da cidade de São Paulo a instalarem câmeras de vídeo e disponibilizem as imagens via Internet, em tempo real, aos donos dos animais.
De acordo com a justificativa do Projeto de Lei (PL) 343/2014 , a vigilância por câmeras é necessária diante do aumento dos casos de maus-tratos. De acordo com o texto, o objetivo é aumentar a segurança para os donos, que poderão acompanhar os animais, dia e noite, de onde estiverem.
Segundo o Projeto, quem descumprir a regra fica sujeito a uma multa de R$ 2 mil. Mas só depois de receber uma notificação e uma advertência. Se após todas as penalidades impostas o proprietário voltar a desobedecer a Lei, o valor da multa dobra e o alvará pode ser cassado.
Gostaria de saber do nobre vereador, se esta preocupação com os animais, já está sendo adotada integralmente para crianças que vivem em orfanatos, onde ninguém sabe o que acontece, aquelas que ficam em creches públicas e particulares, bem como os idosos em casas de repouso e deficientes mentais internados para tratamento psiquiátrico.