Em tramitação na Câmara Municipal, o Projeto de Lei (PL) 178/14 cria o Programa Municipal de Combate à Sexualização de Crianças e Adolescentes, que consiste em um conjunto de ações e campanhas de conscientização a serem desenvolvidas pela prefeitura para prevenir e combater o problema.
Autor do projeto, o vereador Ota (Pros) define sexualização como a imposição da sexualidade adulta às crianças e jovens antes que estas sejam capazes de lidar com isso, mental, emocional e fisicamente.
A proposta determina que a prefeitura veicule campanhas permanentes de informação nos meios de comunicação e promova palestras dirigidas aos pais em espaços públicos, esclarecendo sobre os riscos da sexualização dos filhos através da publicidade, internet, celulares, vestuário, filmes, TV, músicas, e outros meios.
Na justificativa do PL, Ota cita uma pesquisa realizada pela American Psychological Association que concluiu que a disseminação de conteúdos impróprios na mídia, na propaganda e em produtos em geral tem um impacto negativo no bem estar, na sexualidade e na capacidade de aprender de crianças e adolescente. (Da Redação)
(07/07/2014 – 17h40)