O vereador Antonio Donato (PT) quer que a Prefeitura divulgue a quantidade de pacientes que aguardam por consultas, exames e cirurgias no SUS (Sistema Único de Saúde) da capital. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) 235/2017. A parlamentar Juliana Cardoso (PT) é coautora do PL.
Segundo a proposta, a Secretaria Municipal de Saúde fica obrigada a dar a informação por meio eletrônico e com acesso irrestrito. O andamento da fila também deve ser divulgado nas unidades de saúde da cidade.
Para garantir o direito à privacidade dos pacientes, a Prefeitura terá que informar apenas o número do CNS (Cartão Nacional da Saúde) do SUS. Ainda segundo o texto, o Executivo terá que divulgar: a data de solicitação da consulta, do exame ou da intervenção cirúrgica, aviso do tempo médio previsto para atendimento aos inscritos, relação dos inscritos habilitados para o respectivo exame, consulta ou procedimento cirúrgico e relação dos pacientes já atendidos por meio da divulgação do número da carteirinha.
Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Antonio Donato. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário “Fale com o(a) vereador(a)”.
é importante que tenhamos também uma tendencia histórica do atendimento da saúde publica, então é imperativo que nesse projeto se inclua os dados da fila dos últimos 10 anos, ai sim além de termos a situação atual, teremos também condições de saber avaliar a gestão publica, o que foi e o que está sendo feito eletivamente para reduzir a fila no atendimento aos serviços de saúde do município. Zerar a fila é impossível, mas é através da análise da tendencia que pode-se avaliar a necessidade de recursos necessárias inclusive, para melhorar o atendimento.