(divulgação: MorgueFile)
Entre as cinco maiores cidades do mundo, São Paulo é a única que não possui um Museu de História Natural. Isso pode mudar com o Projeto de Lei aprovado nesta quarta-feira na Comissão de Finanças e Orçamento, que visa a criação do museu que, seguindo os exemplos internacionais, teria no seu acervo peças de antropologia, arqueologia, paleontologia, astronomia e buscaria reconstruir a história da Humanidade.
O presidente da Comissão, vereador Roberto Tripoli (PV), reconheceu a importância de um museu com essa abordagem na cidade. Sempre que eu viajo, o primeiro museu que vou é o de História Natural. Em Londres, por exemplo, há uma parte importante sobre ecologia e meio ambiente, contou. O parlamentar ainda reforçou que seria um marco na preservação das pesquisas brasileiras. Temos aqui trabalhos incríveis de arqueologia que estão indo para o exterior. (Ouça a entrevista do vereador Roberto Tripoli)
O vereador David Soares (PSD) autor da proposta – foi muito feliz com esse projeto, elogiou Roberto Tripoli. O presidente da Comissão de Finanças explicou que, além da ideia ser positiva, a redação do Projeto de Lei 423/2011 evita que ele seja barrado por vício de iniciativa: os vereadores não podem criar leis que gerem despesa ou cargos para a Prefeitura, o que seria o caso de um novo equipamento público.
Por esse motivo, David Soares apresentou uma proposta que autoriza o Executivo Municipal a criar o Museu de História Natural de São Paulo. Isso cria uma situação politicamente difícil para o prefeito, porque se ele vetar, ele é contra o museu. E se precisar de autorização do Legislativo, ele já tem, esclareceu o presidente do colegiado. O relator da matéria, vereador Adilson Amadeu (PTB), também elogiou a aprovação da proposta. (Ouça a entrevista)
(27/3/2013 – 13h20)