Com o fim dos mandatos dos conselheiros do Conpresp nesta quinta-feira (1/6), novos integrantes irão compor o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Rodrigo Goulart (PSD) foi o escolhido pela liderança do governo na Casa para ocupar uma cadeira no Conselho. O requerimento que indica o parlamentar como conselheiro do Conpresp foi aprovado na Sessão Plenária de quarta-feira (31/5).
“A participação do Legislativo paulistano neste Conselho, que trata da preservação do patrimônio histórico, é um papel muito relevante. Estarei pronto para cumprir, após indicação do Plenário da Câmara, sempre pensando na melhor preservação e manutenção do restauro de todos os bens, tombados principalmente, mas de todo o patrimônio histórico da nossa cidade”, disse Rodrigo Goulart em entrevista à jornalista Elys Marina, da Rede Câmara SP.
O Conpresp é ligado à Secretaria Municipal de Cultura, e tem como finalidade preservar os bens históricos da capital paulista. O Conselho atua na manutenção dos valores artísticos e culturais, bem como na conservação da arquitetura. O mandato dos novos conselheiros é de três anos – de 2023 a 2026.
Além de representantes da Câmara Municipal de São Paulo, o Conpresp também é formado por integrantes de outros órgãos – como da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo), do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), do DPH (Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo) e de secretarias municipais.