A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher escolheu nesta quarta-feira a vereadora Juliana Cardoso (PT) para integrar o colegiado do prêmio Heleieth Saffioti, que homenageará mulheres e entidades que tenham se destacado na luta pelos direitos femininos e em ações de combate à discriminação social, sexual e racial.
Autora do Projeto de Resolução 16/2011, que institui o prêmio, a vereadora ficou contente com a indicação dos parlamentares. Estou feliz por poder participar desta comissão que escolherá mulheres que lutam por nossos direitos e desenvolvem ações fundamentais para o fortalecimento da mulher na sociedade, disse.
A comissão do prêmio Heleieth Saffioti, responsável por escolher anualmente as premiadas, também será composta por integrantes indicados pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo; Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher; União de Mulheres de São Paulo; Centro de Informação da Mulher; Marcha Mundial das Mulheres e Articulação Popular; e Sindical de Mulheres Negras-APSMN-SP.
De acordo com o Projeto de Resolução, o prêmio será entregue sempre na segunda quinzena de março, mês em que também se comemora o Dia Internacional das Mulheres.
O nome do prêmio é uma homenagem à socióloga, professora e militante feminista Heleieth Iara Bongiovani Saffioti. Autora de diversos livros, a paulista foi incluída, em 2005, na indicação coletiva de mil mulheres para o Prêmio Nobel da Paz.
(7/11/2012 – 16h35)