Na reunião de instalação da Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo desta terça-feira (9/4), os parlamentares reelegeram a vereadora Luna Zarattini (PT) para a presidir o colegiado em 2024. Ela recebeu cinco votos.
“Agradeço aos meus colegas pela indicação a me manter aqui na Comissão. Exerci a função em 2023 e acho que cumpri um importante papel na Casa. Realizamos uma série de visitas à rede de acolhimento de moradores de rua e entregamos um dossiê. Encontramos uma série de precariedades e fizemos recomendações à Prefeitura. Queremos manter um diálogo, bem como continuar atuando com o problema na Cracolândia”, pontuou Luna Zarattini.
A vice-presidência da Comissão será definida na próxima reunião.
Comissão de Direitos Humanos
Formada por cinco vereadores, a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania é responsável por receber, avaliar e proceder à investigação de denúncias relativas às ameaças ou violações de direitos humanos; pesquisar e estudar a situação da cidadania e dos direitos humanos no município de São Paulo; acompanhar, sugerir e fiscalizar, junto ao Executivo, o desenvolvimento, a elaboração e a execução de convênios e projetos, dentre outras atribuições.
Reuniões da Comissão
As reuniões do colegiado serão realizadas quinzenalmente, às quintas-feiras, 11h, no Salão Nobre.
Integrantes da Comissão de Direitos Humanos
Vereadora Luna Zaratini (PT) – presidente
Vereadora Luana Alves (PSOL)
Vereador João Jorge (MDB)
Vereador Rinaldi Digilio (UNIÃO)
Vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL)
Veja como foi a reunião de instalação da Comissão de Direitos Humanos: