O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Américo (PT), recebeu nesta terça-feira à noite a visita da vereadora carioca Verônica Costa (PR-RJ), também conhecida como Mãe Loura do Funk por seu trabalho em defesa do movimento funk na cidade.
Os parlamentares discutiram a importância de valorizar as expressões populares das periferias das cidades e o problema crescente do crack nas comunidades. Fiquei muito satisfeita em saber que ele é um político sensível ao movimento popular, que é o movimento funk. Essa juventude precisa de atenção, precisa ser acolhida, disse Verônica, que além de vereadora é empresária de bailes funk no Rio.
Funk é um fenômeno cultural polêmico que faz parte da cultura da juventude. Precisamos discutir, analisar, acompanhar. A Verônica tem acompanhado as campanhas, inclusive, de combate às drogas e às letras que subjugam a mulher. É uma pessoa bastante consciente, disse José Américo.
Segundo o presidente, o funk é um evento grandioso também em São Paulo. A diferença é que no Rio há programas de TV e bailes formais legalizados. Em São Paulo, acontece nas ruas, é uma manifestação clandestina. São milhares de jovens envolvidos, disse.
José Américo exaltou o intercâmbio de experiências entre presidentes e vereadores das várias Câmaras do Brasil. Nesta segunda-feira (21), vereadores da Câmara de Apiaí, no interior de São Paulo, visitaram o Palácio Anchieta.
(22/01/2013 21h12)