pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Vereadoras recebem homenagens e defendem direito das mulheres

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

8 de março de 2022 - 19:09
Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher foi o grande destaque da Sessão Ordinária desta terça-feira (8/3), com a repercussão da importância da data para a sociedade. Nesta tarde, vereadores e vereadoras se posicionaram por meio de comunicados.

O presidente da Câmara, vereador Milton Leite (UNIÃO), abriu a sessão de hoje. Antes, porém, de passar a condução dos trabalhos para a 1ª vice-presidente da Casa, vereadora Rute Costa (PSDB), Milton parabenizou as mulheres e falou sobre a representatividade feminina na política paulistana.

“Recebam os meus cumprimentos e reconhecimento público ao importante papel que a mulher desempenha na nossa vida, na nossa sociedade”, disse Milton Leite. “Temos um bom número de senhoras vereadoras aqui. Devemos ter mais, é importante. Essa Casa será equilibrada quando tivermos 28 vereadoras aqui presentes”.

Após assumir a presidência da sessão, a vereadora Rute Costa (PSDB) utilizou a tribuna do Plenário 1° de Maio para discursar. A parlamentar descreveu o contexto da trajetória das lutas femininas por igualdade e destacou a força das mulheres. “As mulheres saem para fora dos seus lares para buscar o sustento da família. Muitas vezes, mães sozinhas. Buscam esse sustento e trazem para dentro de casa e não alimentam seus filhos somente com pão, mas também com caráter, informação de uma sociedade mais justa e com mais direitos”.

A vereadora Sandra Santana (PSDB) ressaltou as qualidades das mulheres. “Nós, mulheres, conseguimos cuidar de casa, do marido, dos filhos, mas também conseguimos liderar equipes de trabalho”. No entanto, apesar das virtudes e do esforço feminino, a parlamentar cobrou mais oportunidades e igualdades. “Os espaços, ainda não estão sendo colocados de forma igualitária. Hoje as mulheres ganham, em média, 78% do salário dos homens”.

Outra parlamentar que aproveitou o espaço da sessão para falar do Dia Internacional da Mulher foi a vereadora Ely Teruel (PODE). A parlamentar disse que “a mulher só precisa de oportunidade. Não confunda sensibilidade, com a falta de capacidade. Não confunda gentileza, com facilidade. Uma mulher pode sonhar. Uma mulher é capaz de amar e se reinventar. Uma mulher sabe liderar. A mulher tem o poder de decidir quando dará um passo maior”.

Da tribuna, a vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) também lembrou das lutas femininas, se solidarizou com as causas defendidas pelas mulheres no mundo inteiro. “O dia de hoje é um dia de luta internacional de todas as mulheres que saíram às ruas, há muitos anos, por melhores condições de trabalho, por melhores condições de vida para os seus filhos e principalmente contra um sistema opressor e explorador que é esse sistema capitalista, porque esse Dia Internacional das Mulheres é tradicionalmente comemorado pelas mulheres socialistas”.

Nem só as mulheres parlamentares falaram sobre a data. Vereadores também se manifestaram para homenageá-las.  O vereador Fabio Riva (PSDB) parabenizou “todas as mulheres vereadoras guerreiras desta Casa de leis”.

O vereador Celso Giannazi (PSOL) também falou sobre a participação feminina na Câmara de São Paulo. “Que a gente tenha nesta Casa muitas mulheres ocupando essas cadeiras do Parlamento”.

Já o vereador Alessandro Guedes (PT) disse que “hoje é um dia importante, dia que simboliza uma luta feminina”. Para o vereador Adriano Santos (PSB), “o dia da mulher foi ontem e será amanhã. Todos os dias nós temos a obrigação de defender o direito das mulheres”.

Também da tribuna do Plenário, o vereador Eli Corrêa (UNIÃO) homenageou as mulheres. O parlamentar revelou a importância delas na vida pessoal e profissional. “Nesses mais de 50 anos de rádio, eu tenho um público predominante feminino. Imaginem, senhores e senhoras, um público de 80% de mulher”.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para amanhã, quarta-feira (9/3), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Clique no vídeo abaixo para assistir à Sessão Plenária de hoje:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar