RenattodSousa
Os vereadores da Câmara Municipal aderiram nesta quarta-feira à campanha que tem como objetivo batizar a bola que será utilizada na Copa de 2014 de Gorduchinha, em homenagem ao ex-locutor esportivo Osmar Santos autor de bordões que se tornaram célebres, como Pimba na gorduchinha e “Cochilou, o cachimbo caiu”.
Segundo o vereador Gilberto Natalini (PV), articulador da campanha na Casa, a adesão dos parlamentares é uma maneira de homenagear tanto Osmar Santos como o futebol e a cultura brasileira. “Queremos chamar a opinião pública e conseguir mais adesão ainda. É um reconhecimento ao trabalho do Osmar, que emocionou todos nós durante décadas”, disse.
É tradição desde 1970 homenagear os países-sede nomeando a bola oficial usada em cada edição do Mundial. De lá pra cá, países como Argentina (Tango), México (Azteca), Itália (Etrusco), Alemanha (+Teamgeist) e África do Sul (Jabulani) receberam tal homenagem.
Criada em 2011, a campanha da gorduchinha já conquistou adesões de personalidades como Fernando Henrique Cardoso, Juca Kfouri, Zico, Jô Soares, João Carlos Martins e Washington Olivetto.
Na Câmara, a campanha recebeu adesão unânime dos vereadores durante evento realizado na abertura da sessão, no plenário. Na minha geração, é impossível pensar em esportes sem lembrar de Osmar Santos, disse Carlos Apolinário (PMDB).
Existem pessoas iluminadas. Você, Osmar, foi inquestionavelmente o melhor narrador da história do Brasil, disse Agnaldo Timóteo (PR).
Adilson Amadeu (PTB) disse que o ex-locutor alegrou a vida de todos os brasileiros. O Osmar é 10.
O vereador Dalton Silvano (PV) confirmou que sempre acompanhou Osmar pela TV. Era pimba na gorduchinha e gol.
O Osmar Santos merece essa homenagem por ser um locutor fantástico e porque fez história em nosso país, disse o vereador Jamil Murad (PCdoB)
(08/08/2012 18h04)