pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Vereadores analisam o 2º turno das eleições e reconhecem a vitória dos candidatos eleitos

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

1 de novembro de 2022 - 19:14
Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

O resultado das eleições de 2022 foi o principal assunto tratado pelos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo na Sessão Plenária desta terça-feira (1/11). Os trabalhos foram conduzidos pela presidente em exercício da Casa, a vereadora Rute Costa (PSDB).

Nesta tarde, parlamentares utilizaram a tribuna do Plenário 1º de Maio por até cinco minutos. Líder do governo na Câmara, o vereador Fabio Riva (PSDB) cumprimentou os candidatos eleitos ao governo paulista, Tarcísio de Freitas (REPUBLICANOS), e à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Eu, independentemente de quem esteja lá, eleito democraticamente pelo povo, vou cumprir o meu papel, não só como parlamentar, mas como cidadão, de cobrar, de fiscalizar. Nós precisamos fazer esse exercício diariamente. Ficam aqui os meus cumprimentos aos eleitos”, falou Fabio Riva.

O líder da bancada do PT na Casa, vereador Senival Moura (PT), também parabenizou Tarcísio de Freitas pela vitória nas urnas para governar o Estado de São Paulo e comemorou o retorno de Lula ao Palácio da Alvorada, em Brasília.

“Felizmente Deus olhou para o Brasil e para o povo brasileiro, em sua maioria, e concedeu a vitória à democracia”, disse Senival. “O país que comemorou em 2014 a saída do Mapa da Fome é o mesmo que hoje amarga a marca de mais de 33 milhões de famintos”.

O vereador Eli Corrêa (UNIÃO) também falou sobre a situação de miséria de milhares de famílias brasileiras. Ele cobrou do próximo governo que o combate à fome esteja entre as prioridades das políticas públicas. “Que o Lula, agora eleito o nosso novo presidente, possa realmente combater a fome, possa ter entre as suas prioridades saciar a fome desse povo”.

Outro parlamentar que subiu à tribuna foi o vereador Daniel Annenberg (sem partido), que destacou as eleições deste ano. “Eu diria que nós tivemos as eleições mais importantes, senão da história, ao menos desde a redemocratização do Brasil”. Daniel repercutiu ainda as manifestações que bloquearam rodovias em diversas regiões do país.

“Nos últimos dias, algumas pessoas mal intencionadas têm feito barricadas nas rodovias. Têm, inclusive, usado espaços, que são espaços de trafegar, do ir e vir, justamente para paralisar uma parte do país. Isso não é admissível”, afirmou Annenberg.

Também sobre as manifestações, o vereador João Jorge (PSDB) repudiou os atos. “Eu condenava aquelas manifestações radicais, a baderna e a arruaça da esquerda, como eu condeno hoje as manifestações radicais e baderneiras da direita. É uma pena não aceitar o resultado, tem que aceitar. Foi por pouco? Foi por pouco, mas é a democracia”.

O vereador Celso Giannazi (PSOL) disse que a votação do último domingo (30/10) representou “a vitória da democracia do nosso país”. Ele falou sobre a expectativa para os próximos quatro anos de mandato. “Vamos para uma sociedade mais justa, mais igualitária e com a democracia vigorando em nosso país”.

Já o vereador Bombeiro Major Palumbo (PP) fez considerações sobre alguns vídeos que começaram a circular na internet após o término das eleições pedindo o fim da Polícia Militar. Segundo Palumbo, as reivindicações vão contra a democracia e ferem a Constituição Federal. “A Polícia Militar é o órgão que atende a população, que tem na sua essência defender as pessoas, pessoas que normalmente se encontram em situações de perigo”.

Da tribuna, a vereadora Edir Sales (PSD) parabenizou Tarcísio de Freitas, que venceu o segundo turno das eleições para governador estadual com 55,27% dos votos válidos. “Estamos muito felizes, o Estado de São Paulo está bem representado”. Líder do Republicanos na Câmara, o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) reiterou as palavras de Edir Sales. “Foram 13.480.643 votos de paulistas que escolheram o caminho do desenvolvimento, da renovação e da justiça social”.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (8/11) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista à Sessão Plenária de hoje no vídeo abaixo:

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar