Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram na Sessão Plenária do dia 21 de março de 2017, o Projeto de Lei (PL) 614/2011, que obriga a prefeitura a implantar de placas de sinalização nas vias arteriais do município, grafadas também no idioma inglês. A proposta é de autoria do vereador Senival Moura (PT).
Entende-se por vias arteriais as grandes avenidas, com diversas pistas, que ligam os bairros ao centro e regiões do município entre si. De acordo com a justificativa do PL, São Paulo é o município brasileiro que mais recebe visitas de estrangeiros, seja pelo turismo tradicional ou pelo turismo de negócios e a língua inglesa foi escolhida por ser o idioma mais difundido e conhecido do mundo. O texto ainda sinaliza como exemplo as estações do Metrô que possuem avisos bilíngues, no caso, onde a língua inglesa também foi escolhida.
A propositura segue em discussão na Câmara Municipal até que seja aprovada em segunda votação no Plenário.
A economia e o atendimento médico em SP é o melhor do mundo, por isto podemos fazer placas para Americanos que nos visitam saírem daqui nos chamando de trouxas, enquanto o Sr, Excelentíssimo presidente da republica americana esta nos condenando e não que o povo brasileiro entrando em seu país, nós para homenagear suas atitudes faremos placas em inglês, parabéns aos criadores desta PL, pois eles ganham rios de dinheiros pago pelo povo e por isto não enchergam as deficiências de nosso município!
Quanto será gasto para efetivar essas mudanças? Todos os problemas ligados à educação, saúde, moradia foram resolvidos em São Paulo, não é mesmo?
Nossos vereadores são muito criativos, eles enchergam o futuro(!) São Paulo é uma cidade globalizada. É necessário sinalização em inglês para turista estrangeiro…
Pena que essas mudanças não saem dos bolsos de nossos queridos vereadores!