A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em segundo turno, na Sessão Extraordinária desta terça-feira (1/12), o texto substitutivo apresentado pelos vereadores ao PL (Projeto de Lei) 682/2020, de autoria do Executivo. A iniciativa permite que a Prefeitura da capital paulista formalize um aditivo no contrato de refinanciamento da dívida com a União, para suspender o pagamento das parcelas até o fim do ano que vem. Com a deliberação, o projeto segue para sanção do prefeito Bruno Covas (PSDB).
Também na sessão de hoje os parlamentares aprovaram 11 projetos de vereadores.
Refinanciamento da dívida com a União
O PL 682/2020 foi aprovado de forma simbólica, sem votação nominal no painel eletrônico do Plenário 1º de Maio. No entanto, o vereador Celso Giannazi (PSOL) registrou voto contrário.
O Projeto de Lei autoriza a Prefeitura da capital paulista a formalizar um aditivo no contrato de refinanciamento da dívida com o governo federal para suspender a quitação das parcelas referentes ao período de 1 de março de 2020 a 31 de dezembro de 2020. O município retoma os pagamentos a partir de 2022.
A medida tem como objetivo equilibrar a gestão das contas públicas da Prefeitura de São Paulo decorrente da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. A prorrogação dos vencimentos está autorizada pela Lei Complementar n° 173, de 27 de maio de 2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus.
Apesar de a Lei Complementar permitir a suspensão temporária do pagamento da dívida pública aos municípios brasileiros, a adesão ao benefício do governo federal precisa ser ratificada mediante autorização legislativa e encaminhada ao Banco do Brasil, que atua como agente financeiro da operação.
Ao final da votação, o líder do governo na Câmara, vereador Fabio Riva (PSDB), falou sobre o PL. “De março (de 2020) até dezembro de 2020 foi suspensa essa dívida, que é aquele socorro aos municípios. E a partir de janeiro de 2022 retomam esses pagamentos. Isso ajudou muito e ainda está ajudando no combate ao coronavírus”.
Para o vereador Antonio Donato (PT), a iniciativa é meritória, principalmente por conta da crise econômica provocada pela Covid-19 na capital paulista. “O acordo foi muito importante para superar a situação do coronavírus. A gente (bancada do PT) é favor dessa formalização, porque foi um ponto importante para o equilíbrio das contas públicas da cidade de São Paulo”.
O vereador Prof. Claudio Fonseca (CIDADANIA) também encaminhou voto favorável ao Projeto de Lei. De acordo com o parlamentar, o valor renegociado com a União é de R$ 2,4 bilhões. “O pagamento das parcelas será retomado a partir de janeiro de 2022. Esse período não será anistiado, simplesmente vai ser feita uma nova divisão dos valores, que serão pagos até 2030”.
Contrário ao PL, o vereador Celso Giannazi justificou o voto. “Eu entendo que a suspensão do pagamento da dívida é necessária, mas a Lei Complementar n° 173 (do governo federal) ataca desnecessariamente os servidores públicos”.
Projetos de vereadores
Ainda na sessão de hoje, a Câmara de SP aprovou 11 projetos de vereadores, sendo nove PLs em primeiro turno e dois PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) em votação única. Confira as propostas deliberadas e as respectivas ementas.
PL 39/2018 – vereador Camilo Cristófaro (PSB)
Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de canteiros em casos de readequação geométrica, rotatórias, estreitamento de vias e casos similares, mantendo-se ou estabelecendo a permeabilidade do solo, ou seja, com a remoção do capeamento asfáltico original, expondo o solo antes da instalação, e dá outras providências.
PL 446/2020 – vereador Eliseu Gabriel (PSB)
Institui o “Programa Internet Gratuita” aos alunos matriculados na rede municipal de ensino.
PL 326/2020 – vereadores Janaína Lima (NOVO) e suplente a vereador Rodrigo Fonseca (NOVO)
Dispõe sobre o cancelamento das autuações efetuadas com fundamento no decreto n° 59.403, de 7 de maio de 2020, que tratava do rodízio excepcional decretado pela prefeitura municipal durante o período do enfrentamento do CORONAVÍRUS e foi revogado.
PL 333/2019 – vereador Senival Moura (PT)
Institui na cidade de São Paulo o mês abril azul, dedicado a ações de conscientização sobre o autismo
PL 691/2017 – vereador Alessandro Guedes (PT)
Dispõe sobre a criação e implantação do projeto arte para a melhor idade em todas as instituições de longa e curta permanência localizadas no município de São Paulo.
PL 720/2020 – vereador João Jorge (PSDB)
Dispõe sobre concessão de uso de área municipal ao Clube Atlético Juventus.
PL 633/2020 – vereador Paulo Frange (PTB)
Institui o programa de proteção cerebral para prevenção de sequelas neurológicas em bebês no município de São Paulo.
PL 396/2016 – vereador Alfredinho (PT) e ex-vereadores
Institui o reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas e permite a celebração de parcerias para o seu ensino nos estabelecimentos de educação básica, públicos.
PDL 60/2020 – vereadora Sandra Tadeu (DEM)
Revoga o Decreto Legislativo n° 53, de 21 de junho de 2016, que dispõe sobre a concessão da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao Sr. Abib Maldaun Neto.
PL 617/2020 – vereador Eduardo Tuma (PSDB)
Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de estruturas para fibra ótica nas edificações e construções do município de São Paulo.
PDL 48/2020 – vereador Paulo Frange (PTB)
Dispõe sobre a outorga do título de cidadão paulistano ao Doutor Manoel Conde Neto.
A íntegra da Sessão Plenária de hoje está disponível neste link.
Colégio de Líderes
Na reunião do Colégio de Líderes, realizada no início desta tarde, parlamentares discutiram os projetos previstos para votação na Sessão Plenária de amanhã (2/12). Na pauta devem ser incluídos dois PLs do Executivo – o PL 151/2019, que prevê a regularização fundiária em diferentes regiões da cidade, e o PL 397/2018, que trata da implantação da Operação Urbana Consorciada Água Branca. Também serão pautados projetos de autoria de vereadores.
Clique aqui para assistir à reunião do Colégio de Líderes.
Sessão Plenária de quarta-feira
A próxima Sessão Plenária do Legislativo paulistano está convocada para esta quarta-feira, às 15 horas. Os projetos que serão deliberados estarão disponíveis a partir de amanhã, na Pauta das Sessões do Portal da Câmara Municipal de São Paulo.
A Câmara de SP transmite a Sessão Plenária, ao vivo, por meio do link Plenário 1° de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital.