pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Vereadores celebram Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

15 de março de 2012 - 18:20

Categorias

RenattodSousa
PLENARIO-1532012-Rtto-_1931-72-ABR

O Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta quinta-feira (15), não passou em branco na Câmara, sendo celebrado pelos vereadores em seus discursos. O 1º vice-presidente da Casa, Claudinho de Souza (PSDB), foi o primeiro a discursar e fez uma breve explicação sobre a história da data.

Claudinho lembrou que o dia foi escolhido em virtude de uma ação do ex-presidente americano John Kennedy, que em 15 de março de 1962 encaminhou uma mensagem ao Congresso de seu país pedindo o reconhecimento dos direitos dos consumidores, como segurança, informação, livre escolha e ser ouvido.

O vereador também enalteceu o Código do Consumidor, que entrou em vigor em 1991 no Brasil e para ele foi uma revolução no relacionamento entre clientes e comerciantes. O papel do consumidor educado e consciente faz com que o mercado se reorganize. Se as empresas entendem que eles têm conhecimento dos seus direitos, as relações se tornam melhores, declarou Claudinho, citando Maíra Feltrin Alves, assessora técnica do Procon-SP.

A vereadora Edir Sales (PSD) foi outra que lembrou a data e elencou algumas das consequências positivas do Código do Consumidor. Hoje os consumidores são mais respeitados.  Antes, você entrava em uma loja para comprar um sapato, uma roupa, e o comerciante recebia o cliente como se estivesse fazendo um favor, afirmou.

A necessidade de um consumo mais consciente foi outro tema abordado pela vereadora, que fez um apelo para que as pessoas sejam mais responsáveis, tanto ambientalmente quanto socialmente, na hora de consumir.

(15/03/2012 18h19)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar