RENATA AFONSO
DA TV CÂMARA
Na última sexta-feira (24/11) foi instalada na Câmara Municipal de São Paulo a Frente Parlamentar de Promoção e Defesa da Igualdade Racial.
O vereador Reis (PT) foi escolhido como presidente da Frente, que terá como papel estimular a participação da sociedade civil nas discussões sobre os direitos da população negra, além de propor novas legislações sobre o assunto.
Milton Barbosa, membro fundador do Movimento Negro Unificado, diz que os vereadores podem ajudar denunciando os atos de racismo. “Dando uma força para os movimentos sociais que lutam contra o racismo no Brasil. Podem apoiar a luta de reparação histórica”, disse.
O PR (Projeto de Resolução) que criou a Frente Parlamentar é de autoria de Reis, em conjunto com outros vereadores. O PR foi aprovado no dia 19 de setembro.
Reis disse que além dos vereadores, a Frente quer envolver os deputados “que têm esse debate da questão racial, as entidades, associações, e a própria Prefeitura”.
Para Flavio Jorge, membro da da Coordenação Nacional de Entidades Negras, “a Frente Parlamentar vem sacramentar a história de lutra da comunidade negra em São Paulo”.
A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) diz que a Frente Parlamentar pode transformar as demandas dos movimentos sociais em Projetos de Lei.
“A Câmara, que cuida do município de São Paulo, tem muito a contribuir. Quando você consegue fazer uma conferência, você faz um seminário, uma Audiência Pública em relação a essas coisas, a coisa ferve. São muitas manifestações, muitas ideias, muitas reflexões. E o resultado é sempre positivo. Sempre surgem coisas que vão dar um progresso nessa caminhada toda”.
As reuniões de Frente serão públicas e realizadas nas datas e locais estabelecidos por seus membros.