pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Vereadores da Comissão de Administração Pública vistoriam obras do viaduto na Marginal Pinheiros

Por: LUCIANO TEIXEIRA - DA REDAÇÃO

7 de dezembro de 2018 - 15:08

Vereadores da Comissão de Administração Pública da Câmara fizeram uma diligência, nesta sexta-feira (07/12), nas obras do viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros. Os parlamentares vistoriaram as obras e analisaram possíveis ações legislativas a serem adotadas pela Câmara para colaborar na solução do problema.

Para o presidente da Comissão, vereador Gilson Barreto (PSDB), é possível incluir uma dotação de verbas no Orçamento 2019, aprovado em primeira votação na quinta-feira 06/12, para a recuperação desta e de outras vias públicas. “Estamos em fase de aprovação do Orçamento. Se precisar fazer algum remanejamento de verba, faremos. Estamos acompanhando in loco, tomando conhecimento do que realmente poderá ser feito”, disse o vereador.

No canteiro de obras sob o viaduto, os técnicos trabalham no projeto de escoramento da estrutura. No último fim de semana, o vão de quase 2 metros entre as estruturas foi corrigido, com a ajuda de 6 macacos hidráulicos e o apoio de estacas.

As obras de estabilização da estrutura de mais de 500 toneladas deverão levar ao menos uma semana de trabalho, segundo estima a Prefeitura. Em seguida, começará a recuperação definitiva, ainda sem prazo de conclusão. A partir daí será possível estabelecer o cronograma para a liberação do trecho da Marginal interrompido para o tráfego de veículos.

Acompanhando a diligência dos vereadores, o secretário municipal de Serviços e Obras, Vitor Aly, comparou a situação do viaduto à de uma pessoa hospitalizada. “O paciente saiu da UTI, está no quarto. O que estamos fazendo neste momento são os exames. Esperamos o resultado para saber qual será o procedimento adotado para curar este nosso doente”, disse o secretário.

Segundo o secretário, os técnicos da secretaria estudam os dados coletados durante a primeira fase de recuperação. “Estamos analisando para ver quais serão as condutas a serem adotadas para retornar o mais rápido possível essa parte da Marginal para a população com o maior grau de segurança”, disse Aly.

Representantes da Câmara  pretendem analisar a situação de 185 obras de engenharia da capital paulista. “Queremos saber em que medida todos precisam ser objeto de vistoria e análise, para que não ocorra este tipo de problema com os demais viadutos da cidade”, afirmou o vereador Eduardo Suplicy (PT).

Os vereadores Rodrigo Goulart (PSD) e Zé Turin (PHS) também participaram da diligência.

Memória

Localizado a 500 metros da ponte do Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo, o viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros cedeu cerca de dois metros, na madrugada de 15 de novembro, quando havia pouco movimento no local. Um motorista teve escoriações leves, e cinco veículos ficaram danificados.

Segundo avaliação do Instituto de Criminalística de São Paulo, o problema aconteceu no ponto de apoio das pistas do viaduto sobre um dos pilares de sustentação. A principal hipótese, de acordo com o Instituto, é o acidente ter sido consequência da sobrecarga causada pela passagem intensa de veículos.

Confira fotos da diligência:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar