pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Vereadores debatem ajustes da revisão do Plano Diretor

25 de maio de 2010 - 06:02

Categorias

RenattodSousa
Comissão Especial de Elaboração do Substitutivo à Revisão do Plano Diretor Estratégico
Vereador Chico Macena diz que algumas questões estruturais ainda não atingiram consenso

 

A Comissão Especial de Elaboração do Substitutivo à Revisão do Plano Diretor Estratégico se reuniu na tarde desta terça-feira (25/05) com todos os parlamentares.

O grupo debateu os últimos ajustes da revisão do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (PL 671/07), cujo substitutivo será levado ao plenário a partir do dia 22 de junho, podendo ir à votação.

Segundo o vereador Police Neto (PSDB), relator do PL, os pontos mais polêmicos são os ativos sociais, as operações urbanas consorciadas e o retorno das macroáreas, que são divisões da cidade para determinar o nível de ocupação e de infraestrutura disponível em cada espaço.“Como interpretar sete macroáreas em distritos heterogêneos?” Para ele, o que a Câmara visa é um modelo de cidade sustentável e justo.

 

Algumas diferenças que constam do novo Plano Diretor são as definições de solo urbano subutilizado, que possivelmente servirá para construções. O vereador Police Neto cita o bairro do Ipiranga como exemplo. “Uma parte do distrito terá requalificação, queremos utilizar a área que compreende a orla ferroviária, para que pessoas da periferia possam morar lá”.

 

Para o vereador Chico Macena (PT), as questões estruturais ainda não obtiveram consenso. “Ainda não sabemos quantos projetos da Secretaria de Habitação foram aprovados e em que área serão construídos”, questiona. A cidade, de acordo com ele, precisa rever o suporte de infraestrutura.

 

Macena é contrário que regiões como o Ipiranga e Tatuapé sejam requalificadas para receber mais adensamento. “Não é porque ainda tem área disponível que vamos adensar”, explica, informando que esses distritos precisam ter definidos quais os tipos de projetos urbanísticos aos quais serão submetidos pelos próximos 10 anos.

Imagens para download:
RenattodSousa
Comissão Especial de Elaboração do Substitutivo à Revisão do Plano Diretor Estratégico

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar