pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Vereadores debatem não inclusão do Projovem no orçamento municipal de 2009

19 de novembro de 2008 - 05:15

Categorias

Juvenal Pereira
Vereadores debatem não inclusão do Projovem no orçamento municipal de 2009
Projeto será reformulado e ampliado, de acordo com o Governo Federal

 

A reunião da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude debateu, nesta quarta-feira (19/11), no Plenário Primeiro de Maio,  o Programa de Inclusão de Jovens (Projovem).

O Projovem é um programa do Governo Federal, criado em 2005, como parte da iniciativa de construir uma política nacional de juventude e foi concebido como um projeto piloto para a inclusão de jovens em situação de exclusão (aqueles com idade entre 18 e 24 anos, que estão fora da escola, do mercado de trabalho, sem terem concluído o Ensino Fundamental). 

A Prefeitura de São Paulo assinou o convênio para a execução deste programa no final de 2006, renovando-o em 2007. A baixa freqüência dos alunos, a dispersão entre a inscrição e a matrícula, a distância da residência dos jovens – pesando o custo da passagem – e a dificuldade na documentação para o recebimento da bolsa de R$ 100 dificultaram o sucesso do programa na capital.
 
“Nós entendemos que há também a necessidade de mesclar educadores experientes e novos, em início de carreira. Não podemos repetir a homogeneidade, pois temos de entender as dificuldades desses jovens, que têm muitos problemas e dificuldades para comparecer às aulas”, explicou o coordenador do Projovem do Município, Geraldo Barros.
 
Durante 2008, o Governo Federal realizou um processo de avaliação do Projovem, que atua sob quatro vertentes; juventude, educação, trabalho e assistência social . Decidiu-se pela ampliação e reformulação: o chamado Projovem Urbano. A extensão da faixa etária para até 29 anos, os cursos com duração de 18 meses ao invés de 12, a queda da exigência do jovem não estar trabalhando e a necessidade de envolvimento efetivo na pasta de Educação na gestão municipal serão algumas das mudanças.
 
“O programa entrará com uma nova configuração, realmente diferente, e com isso acredito que será muito positivo. Ficou uma idéia de que encerraríamos o programa após a prestação de contas e faríamos uma avaliação, por isso o município ainda não decidiu. Sou favorável a esta nova configuração”, comentou Barros.
 
Segundo o representante da coordenadoria nacional do Projovem, Sérgio Gotti, o “programa entrará em mais 23 estados e sua existência é sim para juntar forças ao outros projetos sócio-educacionais já existentes em cada cidade”. Para Gotti “trata-se de um programa de oportunidades.”
 
O vereador Paulo Fiorillo (PT) aprovou o debate, pois, segundo ele, “a discussão fica aberta para a reinclusão do programa em São Paulo.”
 
Participaram da reunião o representante da secretaria nacional da juventude, José Eduardo Andrade; o representante da coordenadoria nacional do Projovem, Sérgio Gotti;  o coordenador municipal do Projovem, Geraldo Barros; a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Elaine Macena,  a representante do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo, Susana Dias; e os vereadores Zelão (PT); Netinho (PSDB); Senival Moura (PT); Soninha (PPS) e Paulo Fiorillo, presidente.

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Vereadores debatem não inclusão do Projovem no orçamento municipal de 2009
Juvenal Pereira
Vereadores debatem não inclusão do Projovem no orçamento municipal de 2009

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar