RenattodSousa
Vereador Aurélio Miguel (PR) disse que prefeitura precisa ajudar na urbanização das favelas da região do Butantã |
O trânsito de São Paulo foi o assunto mais debatido na Câmara Municipal de São Paulo durante a realização da 222ª sessão plenária desta quinta-feira. Os vereadores ocuparam a tribuna para apontar falhas da administração municipal na resolução de problemas estruturais do trânsito e criticar a lentidão na construção de novas ciclovias na cidade.
O vereador Donato (PT) criticou o prefeito Gilberto Kassab (DEM) por não traçar um plano ousado de melhoria dos congestionamentos e de manutenção dos semáforos de São Paulo. Segundo Donato, “falta pulso e dedicação do prefeito na resolução de problemas básicos como os semáforos". "Ao menor sinal de chuva, há uma pane no trânsito e nada se faz para resolver o problema”, discursou o petista.
O vereador José Ferreira, conhecido como Zelão (PT), também ocupou a tribuna para criticar a falta de manutenção da prefeitura nas bombas que escoam as águas dos túneis e pontes da capital paulista. Segundo ele, toda vez que chove, os túneis e pontes alagam. “Os piscinões e córregos estão assoreados e a prefeitura e o governo do Estado de São Paulo não dão a mínima para os nossos lamentos aqui na Câmara”, afirmou.
Ciclovias
Líder do PSDB na casa, o vereador Floriano Pesaro usou seu tempo de tribuna para falar da necessidade de criação de novas ciclovias em São Paulo. Além de criticar o atropelamento de ciclistas durante uma passeata na semana passada em Porto Alegre (RS), o vereador afirmou que as reivindicações dos ciclistas por mais espaço são legítimas em qualquer capital do país.
Pesaro mencionou a proposta liderada por ele e outros cinco vereadores de erguerem na Câmara uma “Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana”.
A proposta está em análise pela Comissão de Justiça e deve passar por outras três comissões antes de ser submetida ao plenário para votação única. “Esse é um assunto estratégico para a cidade. Precisamos criar alternativas de mobilidade, incentivando o transporte público e ciclismo. Só assim criaremos um trânsito mais solidário e amigo”, avaliou Pesaro.
Rodoanel
O vereador Francisco Chagas (PT) alertou sobre a necessidade de a DERSA (Empresa de Desenvolvimento Rodoviário do Estado de São Paulo) e o governo paulista tornarem mais acessíveis as audiências públicas de construção do trecho Norte do rodoanel Mário Covas.
Segundo Chagas, ao realizar as audiências públicas em locais como a Casa de Portugal, por exemplo, o governo está impedindo que a população interessada participe. “Essa é uma obra de enormes impactos urbanos, sociais e ambientais e precisa ser debatida com muita transparência e serenidade. Temos que trazer essas audiências para essa Casa e tornar o debate realmente público e aberto para todos”, explicou o vereador do PT.
Boas Práticas
O vereador do DEM Marco Aurélio Cunha aproveitou o espaça concedido pela Mesa nos trabalhos desta quinta-feira para lembrar o “Prêmio Boas Práticas Legislativas”, recebido por três vereadores da Casa em cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo, na semana passada.
Um dos contemplados, Marco Aurélio disse que a premiação é um incentivo à continuidade do trabalho dos parlamentares na Câmara, “que muitas vezes são alvo de críticas injustas e que desenvolvem um trabalho importantíssimo para a democracia”, disse Cunha.
Dia da Mulher
Jamil Murad (PCdoB) lembrou o esforço das mulheres em conquistar espaço no mercado de trabalho, aproveitando o gancho do Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 08 de Março.
Para o vereador do PCdoB, a eleição de Dilma Rousseff como presidenta do Brasil é um sinal de que “não existem mais barreiras para as mulheres na sociedade brasileira. Elas provaram que são capazes de executar qualquer tarefa igual aos homens e merecem o mesmo reconhecimento do mercado”, avaliou.
Urbanização
Durante a sessão, o vereador Aurélio Miguel (PR) aproveitou o aparte concedido pela Mesa para narrar a experiência que teve em visita às favelas da região do Butantã, zona oeste da cidade. Mostrando fotos da situação dos moradores, o parlamentar disse que a prefeitura precisa ajudar na urbanização das cerca de 90 favelas existentes na região. “São cidadãos de São Paulo abandonados pelo poder público e prestes a serem engolidos pelas águas ao menor sinal de chuva”, contou.
Subprefeitura
Juliana Cardoso, vereadora do PT, criticou a administração do subprefeito de Vila Prudente e Sapopemba. Durante discurso, ela leu diversas frases ditas supostamente pelo atual administrador regional, que apontam, segundo ela, “descaso com as demandas da população”. “Se os moradores daquela região não são ouvidos e recebidos por ele, para quem apresentarão as demandas que tanto necessitam?”, argumentou a vereadora.
Quorum
Apesar do acalorado debate, a 222ª sessão plenária da Câmara foi interrompida por volta das 16h30 por falta de quorum. O presidente da Casa, José Police Neto (PSDB), convocou nova plenária para a próxima quinta-feira, logo após o feriado de Carnaval.
Galeria de Fotos:
{morfeo 116}