Fotos e composição: RenattodSousa
Os vereadores da Câmara Municipal defenderam durante a sessão ordinária desta terça-feira a implantação de ciclovias e o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo na cidade de São Paulo.
O vereador Chico Macena (PT) citou o saudável exemplo do Jardim Helena, na zona Leste da cidade, onde 9% dos moradores anda sobre duas rodas para se deslocar todos os dias. Parece que estamos na Europa. A bicicleta não deve ser utilizada apenas nos fins de semana, disse o vereador, que é autor do projeto de lei 655/2009, que reavalia o projeto cicloviário da cidade.
Floriano Pesaro (PSDB) comentou o início da operação de uma ciclofaixa na Avenida Paulista. Segundo ele, o local ficou muito animado com a chegada dos novos frequentadores. Rever a lógica individualista do transporte é cada vez mais necessária.
Eu gostaria de sair do Butantã e chegar à Câmara Municipal de bicicleta, mas como eu faço isso? É impossível. Não há ciclovias na cidade, lamentou o vereador Aurélio Miguel (PR), que também endossou a transformação da cidade em um lugar viável para o trânsito de ciclistas.
Autor do Projeto de Lei 316/2010 que cria o pedágio urbano de R$ 4 na região central da cidade, o vereador Carlos Apolinário (PMDB) defendeu sua ideia dizendo que a arrecadação deste tributo poderia ajudar na implementação de novas ciclofaixas, garantindo segurança aos ciclistas. A cidade não está habituada à cultura da bicicleta e isso pode mudar se o pedágio for aprovado, afirmou o vereador.
(04/09/2012 – 18h48)