A reunião da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica desta quarta-feira (17/4) abordou temas relacionados ao sistema de transporte público da capital paulista, com destaque a disponibilidade de banheiros para motoristas e cobradores.
O vereador Dr. Nunes Peixeiro (MDB) contou que, em visita ao Sindicato dos Motoristas, observou necessidades que resolveu trazer ao colegiado. “Temos que tomar providências, para ajudar motoristas e cobradores. Para oferecer transporte de qualidade é preciso investir mais na categoria. É desumano o motorista e cobrador não ter sequer um abrigo e banheiro no final de cada linha. Vou trabalhar em projeto para que as empresas se responsabilizem quanto à instalação de equipamentos”.
Presidente da Comissão, vereador Senival Moura (PT), pontou que o assunto é grande, pois para disponibilizar um equipamento em cada terminal ou fim de linha seria um investimento complexo. “Muitos já ficam próximos de estabelecimentos comerciais, ajuda. Onde já tem, podemos melhorar a infraestrutura do local, onde não tem nada, aí sim implementar. Da forma que o sistema funciona hoje, com altos custos, é inviável a proposta. Avalio do ponto de vista do investimento”.
Já o vereador Adilson Amadeu (UNIÃO) trouxe o exemplo dos taxistas. “Temos mais de 65 mil taxistas em São Paulo e, acredito, que temos apenas uns cinco pontos grandes com sanitários. São poucos os que têm uma área para uso profissional, eles precisam parar em algum lugar”.
Projeto de Lei
Único item da pauta, o colegiado aprovou o parecer favorável o PL (Projeto de Lei) 331/2020 – autoria do ex-vereador Caio Miranda Carneiro e coautoria dos parlamentares Rodrigo Goulart (PSD) e Milton Leite (UNIÃO) – que cria o programa de estímulo ao uso de bicicletas e modais alternativos na cidade como forma de diminuir o contato e riscos de contágio pelo Covid-19.
Participaram da reunião da Comissão de Trânsito os vereadores Senival Moura (PT), Adilson Amadeu (UNIÃO), Fernando Holiday (PL), Luana Alves (PSOL), Dr. Nunes Peixeiro (MDB), Dra. Sandra Tadeu (PL) e Carlos Bezerra Junior (PSD). O encontro pode ser conferido no vídeo abaixo: