Rodolfo Stuckert/AI
Vereadores de São Paulo pediram a Marco Maia que o Estatuto da Metrópole volte a ser discutido |
Os vereadores José Police Neto (PSDB), presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Netinho de Paula (PCdoB), Ushitaro Kamia (DEM) e Adolfo Quintas (PSDB) reuniram-se nesta sexta-feira com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), em Brasília, para apresentar propostas e parcerias entre as duas Casas do Legislativo.
Com as duas Câmaras unidas em prol da cidade de São Paulo, poderemos desenvolver mais ações de melhorias na cidade, explicou Quintas.
Um dos pedidos dos vereadores de São Paulo foi para que o Estatuto da Metrópole volte a ser discutido e sua legislação seja aprofundada. Police Neto citou dificuldades enfrentadas pelos municípios paulistas, como a falta de saneamento e transporte urbano, e disse que a solução para esses problemas é muito mais uma questão de planejamento do que de gestão. “Planejar primeiro, para depois do ato de planejar, aplicar a gestão”, comentou.
Maia, por sua vez, fez duas propostas aos vereadores. A primeira foi a criação de um grupo de trabalho para elaborar um termo de cooperação técnica entre as duas Câmaras, com o objetivo de gerar ações conjuntas.
Outra sugestão foi a integração entre as TVs digitais da Câmara dos Deputados com a Câmara Municipal. Essa união possibilitaria compartilhar programas, articular ações, construir pautas e ter convergências entre os parlamentos.
Encontros
Na semana passada, os membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo já haviam se reunido com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), para discutir a dívida da capital paulista com a União.
Participaram da reunião os vereadores que foram ao encontro com Maia, além de Antonio Goulart (PMDB). “Pedimos que 10% do dinheiro que pagamos da dívida seja investido na própria região. Esse dinheiro seria investido em infraestrutura”, afirmou Goulart.
Para o vereador Netinho de Paula, Temer foi muito atencioso em relação aos pedidos dos paulistas. “Michel Temer me surpreendeu com a sua preocupação com relação à discussão de questões metropolitanas envolvendo a cidade de São Paulo”, disse.