Foram eleitos, na manhã desta quarta-feira (23/2), os presidentes e vice-presidentes das sete Comissões técnico-legislativas da Câmara Municipal de São Paulo para 2022. As eleições aconteceram no Plenário 1º de Maio e contaram com a participação de parlamentares de forma presencial e remota.
As Comissões visam analisar, promover estudos e pesquisas, realizar Audiências Públicas, fiscalizar e convocar responsáveis pela administração direta ou indireta para prestar informações sobre assuntos inerentes às suas atribuições, emitir pareceres e votar projetos submetidos à sua análise.
Para presidir a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa), foi eleita por unanimidade a vereadora Sandra Santana (PSDB). Na vice-presidência, foi eleita também por unanimidade a vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO).
A Comissão de Finanças e Orçamento reelegeu, com oito votos favoráveis e uma ausência, o vereador Jair Tatto (PT) para presidente do colegiado. Também com oito votos favoráveis, foi eleito como vice-presidente da Comissão o vereador Marcelo Messias (MDB).
O vereador Paulo Frange (PTB) foi reeleito presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, com seis votos favoráveis e uma abstenção. Já a vereadora Ely Teruel (PODE) foi eleita para a vice-presidência do colegiado também com seis votos favoráveis e uma abstenção.
Também houve a reeleição do vereador Gilson Barreto (PSDB) à presidente da Comissão de Administração Pública, com quatro votos favoráveis e uma abstenção. A eleição do vice-presidente foi adiada para o dia 9 de março, quando acontecerá a primeira reunião ordinária do colegiado.
Outra reeleição ocorreu na Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, na qual o vereador Senival Moura (PT) foi reeleito presidente com cinco votos favoráveis e duas ausências. A vice-presidência ficará com o vereador Adilson Amadeu (UNIÃO), que também obteve cinco votos favoráveis e duas ausências.
Em 2022, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes será presidida pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB), reeleito com cinco votos, uma ausência e uma abstenção. Para a vice-presidência, os parlamentares escolheram o vereador Celso Giannazi (PSOL), que recebeu quatro votos a favor, duas abstenções e uma ausência.
Por fim, o vereador Felipe Becari (PSD) foi reeleito por unanimidade para ocupar a presidência da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher neste ano. Já a eleição para a vice-presidência será realizada na próxima reunião do colegiado.
Seria importante a Câmara Municipal dar mais visibilidade aos dias e horários em que as comissões se reúnem, para que o cidadão que quiser participar, possa acompanhar.