Na segunda Sessão Plenária da Câmara Municipal de São Paulo em 2021, que aconteceu nesta quarta-feira (3/2), vereadores utilizaram a tribuna do Plenário 1º de Maio e o sistema virtual do Legislativo paulistano para se posicionarem sobre assuntos públicos. Parte dos parlamentares eleitos pela primeira vez destacou prioridades dos respectivos mandatos.
Educação
Parlamentar pela primeira vez, a vereadora Cris Monteiro (NOVO) se comprometeu a fiscalizar o trabalho do Poder Executivo municipal e destacou o tema da educação como foco do trabalho parlamentar. “Eu quero trabalhar pela educação de qualidade para todas as crianças e jovens”.
O vereador Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE), eleito para o primeiro mandato, também ressaltou a educação como meio transformador na vida das pessoas. “Vou usar todas as forças do nosso mandato para mudarmos a vida efetivamente das pessoas, principalmente das pessoas das nossas periferias”.
Causas sociais
Novata na Casa, a vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) disse que irá trabalhar por uma “cidade para todos”. “A periferia, a população preta e os movimentos sociais carecem demais de representatividade”.
Outro parlamentar que assumiu uma cadeira no Legislativo paulistano pela primeira vez foi o vereador Eli Corrêa (DEM). Ele também utilizou a tribuna do Plenário para discursar. “Eu quero aqui dizer que assim como sou há 50 anos no rádio, quero ser nesse meu primeiro mandato, e nos que vierem a seguir, se for o caso, dedicado a dar voz à população carente e necessitada”.
Estreante na Câmara, a vereadora Ely Teruel (PODE) falou sobre as necessidades das periferias da capital paulista. “Eu sei quais são as dificuldades da periferia e da nossa cidade. Hoje, quero ser breve e agradecer. Estarei aqui contribuindo com os colegas, estarei aqui firme e forte levando o olhar do povo”.
Também eleita para o primeiro mandato, a vereadora Erika Hilton (PSOL) disse que “o nosso compromisso é com a cidade, o nosso compromisso é com as mais de 50 mil pessoas que confiaram seus votos em mim, o nosso compromisso é com o socialismo, com a equidade, com os direitos humanos, com a educação, com a saúde pública, com as populações em situação de rua”.
Proteção dos animais
Eleito pela primeira vez, o vereador Felipe Becari (PSD) disse que uma das prioridades do mandato é trabalhar na proteção dos animais. “Já em janeiro nós propusemos uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar todos os tipos de maus tratos e comércio ilegal envolvendo animais”.
Vereadores reeleitos
Vereadores reeleitos também discursaram na Sessão Ordinária de hoje. Antonio Donato (PT), Edir Sales (PSD), Eduardo Suplicy (PT) e Eliseu Gabriel (PSB) falaram sobre a vacinação contra a Covid-19, educação, direitos humanos e dos recursos financeiros da Prefeitura de São Paulo.
Próxima sessão
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (DEM), convocou a próxima Sessão Plenária para esta quinta-feira (4/2), a partir das 15h.
A sessão será transmitida ao vivo por meio do link Plenário 1° de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital.
Assista aqui aos discursos na íntegra da Sessão Ordinária desta quarta-feira.