A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Acessibilidade realizará uma vistoria no Anhembi, que recebe no domingo a Fórmula Indy, a fim de verificar se as instalações atendem às necessidades dos deficientes físicos. A visita deverá ser acompanhada por técnicos do Contru e outros órgãos que possam dar suporte técnico à avaliação do local.
A ideia da vistoria partiu do relator da comissão, Quito Formiga (PR), durante a primeira reunião de trabalho do grupo, realizada nesta terça-feira. “Recentemente estive em um grande evento no Estádio do Morumbi e procurei saber em que termos houve a preparação para atender a esse pessoal (os deficientes físicos), e percebi que falta uma atenção especial para isso”, comentou.
A CPI da Acessibilidade foi instaurada a partir de um requerimento do vereador Gilberto Natalini (sem partido) para apurar supostas irregularidades na aplicação da política de acessibilidade na cidade de São Paulo. Seus trabalhos terão duração de 120 dias, prorrogáveis por mais 120 dias.
Agenda da comissão
Para a próxima reunião da CPI, os vereadores decidiram convidar para oitiva o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário (PV), além de sua equipe e do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Seguindo sugestão do vereador Claudio Prado (PDT), que substitui Roberto Tripoli (PV) na comissão, futuramente será tratado com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a Subprefeitura da Sé o alto índice de atropelamentos de idosos em São Paulo, em especial nessa região da cidade.
De acordo com balanço divulgado pela própria companhia, três pessoas com mais de 70 anos morrem por semana em acidentes desse tipo.
(26/04/2011 – 12h55)