Desde a quarta-feira (10/04), acontece em Assunção, capital do Paraguai, o Encontro de Católicos com Responsabilidades Políticas a Serviço do Povo Latino-Americano, com a participação de cerca de 80 políticos católicos de diversas áreas da vida pública da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
Os vereadores Ricardo Nunes (MDB), Paulo Frange (PTB) e José Police Neto (PSD) participam do encontro como representantes da Câmara Municipal de São Paulo. A intenção dos parlamentares é compartilhar experiências e reflexões, levando ao debate as responsabilidades públicas exercidas por eles, além de discutir a realidade democrática dos países, prioridades, desafios e a regeneração da vida política.
O encontro é realizado pelo CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) e pela CAL (Pontifícia Comissão para a América Latina), em sequência ao evento realizado em Bogotá, na Colômbia, em dezembro de 2017.
Entre os tópicos em pauta, estão “o que os políticos dizem aos pastores?” e “o que os pastores dizem aos políticos?”, além de temas de grande relevância, como identidade e integração latino-americana, a proteção à vida, ao matrimônio e à família.
Serão debatidas questões ligadas ao crescimento econômico com justiça e equidade, educação, inclusão de setores “marginais e descartados”, bem como políticas para a geração plena de empregos e formas de promover a participação popular. O cuidado da casa comum e o combate ao tráfico de drogas, à corrupção e à violência, a construção da paz e a busca do bem comum também compõem o escopo do encontro.
Entre os convidados, o arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer; o cardeal Rubén Salasar Gómez, arcebispo de Bogotá e presidente do CELAM; o cardeal Marc Ouellet, presidente da CAL; o professor Rodrigo Guerra, membro do Dicastério da Santa Sé para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral; e José Antônio Rosas, diretor da Academia de Formação de Líderes Católicos.
O encontro seguirá até a próxima sexta-feira (11/04).