Em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19/12), no Memorial da América Latina, os 55 vereadores, o prefeito e vice-prefeito, eleitos em outubro, receberam o diploma de seus mandatos para os próximos quatro anos. A cerimônia de diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse do cargo. No dia 1º de janeiro, os 57 eleitos tomarão posse em uma cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo.
A diplomação foi conduzida pelo presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), o desembargador Silmar Fernandes, e o presidente da Junta Eleitoral Apuradora e Totalizadora do município, o juiz Antonio Maria Patiño Zorz.
“A diplomação vai além de um simples ato formal, ela representa a concretização do desejo popular. É a expressão da vontade do povo, por meio do direito fundamental de votar e ser votado. Vivemos em um país com muitas diferenças, mas é o processo eleitoral que garante a confiança e permite que todos participem de forma livre e transparente na construção do nosso futuro coletivo. Desejo a todos os eleitos que desempenhem suas funções com sabedoria, dedicação e espírito público. Que cada decisão tomada seja voltada para o bem comum, para a justiça social e para o fortalecimento da nossa democracia”, discursou o presidente do TRE-SP.
O presidente da Junta Eleitoral Apuradora e Totalizadora do município, o juiz Antonio Maria Patiño Zorz, destacou o trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral e dos voluntários durante o processo eleitoral, e a confiabilidade da urna eletrônica.
“Gostaria de parabenizar todos os eleitos e eleitas, que assumem a importante missão de representar com total legitimidade as pessoas que habitam nossa cidade e atuar em nome da administração municipal. Reforço também o compromisso da Justiça Eleitoral com a democracia e a cidadania. Agradeço aos mesários voluntários, que com dedicação, contribuíram para que o pleito acontecesse de maneira justa, transparente e organizada. A Justiça Eleitoral tem sido alvo de ataques e desinformação, e muitos têm tentado minar a confiança popular nos nossos processos. Estamos, porém, preparados para essas adversidades, com uma atuação rigorosa para garantir que as eleições sejam conduzidas de forma imparcial, com segurança e transparência”, disse.
Reeleito com 59,35% dos votos, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) seguirá no comando do Executivo municipal no próximo mandato (2025 – 2028). Ele agradeceu a oportunidade de poder governar a cidade por mais quatro anos e falou sobre a ausência do vice-prefeito na cerimônia desta quinta-feira.
“Estou muito feliz em poder, hoje, ser diplomado, concluindo esse processo da Justiça Eleitoral e, agora, é aguardar o dia 1º para a posse oficial e dar continuidade no mandato. O Coronel Mello Araújo não veio porque ele está em viagem no exterior. O filho dele está estudando nos Estados Unidos e ele foi visitá-lo. Não pode estar aqui nesta data da diplomação, mas estará no dia da posse”, esclareceu o prefeito.
Autoridades presentes
Além de Patiño e Silmar, o governador Tarcísio de Freitas (REPUBLICANOS), o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), e o próprio prefeito reeleito Ricardo Nunes (MDB), compuseram a mesa ao lado das demais autoridades, como o ex-presidente da República Michel Temer (MDB), o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, a presidente da seccional paulista da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Patrícia Vanzolini, o juiz da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, responsável pela propaganda eleitoral, Rodrigo Marzola Colombini e promotor da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Fabiano Augusto Petean.
A íntegra da cerimônia de diplomação pode ser conferida no vídeo abaixo:
Renovação
A Câmara teve uma renovação de 36% dos seus assentos. Entre os vereadores diplomados, 35 foram reeleitos e 20, eleitos. Esse índice é inferior aos dois últimos pleitos, quando a taxa de renovação foi de 40%.
Refletindo o cenário de novidades na Câmara, os cinco candidatos mais bem votados na cidade são novatos e assumirão pela primeira vez uma cadeira no Casa. Confira a lista completa com todos os vereadores eleitos aqui.
Bancadas
Para a próxima legislatura, o PT novamente é o partido com mais vereadores, com oito cadeiras no total – mesma quantidade obtida no pleito de 2020. Na sequência, com sete parlamentares cada, aparecem MDB (+ 4 vagas em relação à eleição passada), PL (+ 5) e UNIÃO (+ 1). Veja como ficou a composição das bancadas da Câmara de São Paulo para 2025 clicando aqui.
Perfil da nova legislatura
A 19ª legislatura da Câmara Municipal de São Paulo (2025 – 2028), eleita este ano, cresceu em número de mulheres e vereadores que se declaram negros em relação a atual legislatura, ainda que sejam minoria em comparação ao total eleito. O perfil majoritário dos parlamentares que serão empossados em 2025 é masculino, branco, na faixa etária dos 50 anos e com Ensino Superior completo. Veja mais sobre o perfil dos vereadores eleitos aqui e confira a lista de parlamentares da 19ª legislatura na relação abaixo:
1 Adriles Jorge (UNIÃO)
2 Alessandro Guedes (PT)
3 Amanda Paschoal (PSOL)
4 Amanda Vettorazzo (UNIÃO)
5 Ana Carolina Oliveira (PODE)
6 André Santos (REPUBLICANOS)
7 Celso Giannazi (PSOL)
8 Cris Monteiro (NOVO)
9 Danilo do Posto (PODE)
10 Dheison (PT)
11 Dra. Sandra Tadeu (PL)
12 Dr. Milton Ferreira (PODE)
13 Dr. Murilo Lima (PP)
14 Edir Sales (PSD)
15 Eliseu Gabriel (PSB)
16 Ely Teruel (PODE)
17 Fabio Riva (MDB)
18 Gabriel Abreu (PODE)
19 George Hato (MDB)
20 Gilberto Nascimento (PL)
21 Hélio Rodrigues (PT)
22 Isac Félix (PL)
23 Jair Tatto (PT)
24 Janaina Paschoal (PP)
25 João Ananias (PT)
26 João Jorge (MDB)
27 Keit Lima (PSOL)
28 Kenji Palumbo (PODE)
29 Luana Alves (PSOL)
30 Lucas Pavanato (PL)
31 Luna Zarattini (PT)
32 Major Palumbo (PP)
33 Marcelo Messias (MDB)
34 Marina Bragante (REDE)
35 Nabil Bonduki (PT)
36 Pastora Sandra Alves (UNIÃO)
37 Professor Toninho Vespoli (PSOL)
38 Renata Falzoni (PSB)
39 Ricardo Teixeira (UNIÃO)
40 Rodrigo Goulart (PSD)
41 Rubinho Nunes (UNIÃO)
42 Rute Costa (PL)
43 Sandra Santana (MDB)
44 Sansão Pereira (REPUBLICANOS)
45 Sargento Nantes (PP)
46 Senival Moura (PT)
47 Sidney Cruz (MDB)
48 Silvão Leite (UNIÃO)
49 Silvia da Bancada Feminista (PSOL)
50 Silvinho (UNIÃO)
51 Simone Ganem (PODE)
52 Sonaira Fernandes (PL)
53 Thammy Miranda (PSD)
54 Tripoli (PV)
55 Zoe Martinez (PL)