O presidente da Câmara Municipal, José Police Neto, e um grupo de vereadores estiveram presentes nesta quinta-feira ao lançamento da nova etapa do projeto Nova Luz, que pretende revitalizar 500 mil metros quadrados na região central da cidade.
A principal mudança ao projeto original, decorrente de inúmeras discussões com a sociedade, será a possibilidade de proprietários e comerciantes participarem da transformação urbanística da região. É um projeto que deve ser implantado com muito cuidado de obedecer as diretrizes definidas por lei. Essas diretrizes incluem, principalmente, a questão das pessoas que moram lá e que vão continuar morando, destacou o prefeito Gilberto Kassab.
José Police Neto convidou os vereadores presentes no evento a dividirem o palco com ele e pediu que o Executivo e a concessionária vencedora da licitação para execução das obras respeitem as alterações incluídas no projeto pelo Parlamento. O projeto foi dividido e aperfeiçoado pela Câmara Municipal respeitando, principalmente, as zonas de interesse social e as áreas comerciais da região, destacou Police Neto. A Câmara Municipal garantiu que um terço da área onde será feita a intervenção seja destinada para habitação de interesse social (população com renda familiar entre 0 e 6 salários mínimos), acrescentou.
O projeto foi dividido em cinco etapas e tem previsão de conclusão em 15 anos a partir de seu início, previsto para o início do ano que vem. A primeira fase do projeto que será aplicada nos maiores lotes deverá ser iniciada logo após a concessão e ser concluída em cinco anos. As outras quatro fases estão previstas para durar 30 meses cada.
A área da Nova Luz compreende 45 quadras no perímetro formado pela Rua Mauá e avenidas São João, Ipiranga, Cásper Líbero e Duque de Caxias. O projeto consolidado prevê a transformação de 55% da área de superfície e 23% da área construída. Estão previstos 7,5 km de ciclovias e áreas apenas para pedestres, como bullevares e rotas construídas por dentro dos quarteirões.
O projeto prevê ainda a construção de duas escolas, três creches, uma unidade de saúde, um centro de atenção ao idoso, um posto de assistência social e um centro de promoção humana, com biblioteca e áreas para capacitação. Será criada também uma nova praça na Rua Nébias, com arborização e até um pequeno lago.
(11/08/2011 – 19h50)