No início da tarde deste domingo (1/1), foi realizada a cerimônia de posse da nova composição da Mesa Diretora que estará à frente dos trabalhos da Câmara Municipal de São Paulo em 2023. O Legislativo paulistano também prestou homenagens ao ex-jogador de futebol Pelé, que morreu no dia 29 de dezembro do ano passado.
A solenidade foi conduzida pelo 2º vice-presidente da Casa, vereador André Santos (REPUBLICANOS). O 1º suplente da Mesa Diretora, vereador Milton Ferreira (PODE) esteve presente e falou sobre o Plano Diretor, considerado um desafio este ano para os parlamentares. “Em uma cidade de 12 milhões de habitantes é claro que tem que ter um trabalho bem assíduo. O Plano Diretor já foi desmembrado em vários outros trabalhos pela cidade de São Paulo. O centro da cidade tem que voltar e reviver o que era antes, trazer as pessoas para a cidade, trazer o turismo”, comentou.
Também participou da solenidade o vereador Isac Félix (PL), eleito como 2º suplente. Ele comentou a respeito das perspectivas para 2023. “As nossas perspectivas são muito boas. Nós renovamos a Mesa da Casa, mantivemos o presidente Milton Leite (UNIÃO) porque achamos que seria uma oportunidade ainda muito importante para a cidade de São Paulo tê-lo como presidente da Câmara, mas renovamos os demais membros e a perspectiva é de trabalho, cuidar da nossa cidade. E o nosso objetivo é sempre esse: cuidar de pessoas”, disse o parlamentar.
Nota de pesar
Antes do início da posse dos vereadores, o 2º vice-presidente da Casa, vereador André Santos (REPUBLICANOS), leu uma nota de profundo pesar pela morte do ex-jogador de futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que morreu no dia 29 de dezembro de 2022, na cidade de São Paulo.
“A Câmara Municipal de São Paulo manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do ídolo do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O Pelé foi um grande difusor da cultura brasileira, encantando os brasileiros e o mundo com sua habilidade, perseverança e presença. Seu brilhante legado e sua influência na história do futebol nunca serão esquecidos. Pelé é mais do que um ídolo do esporte, ele é um símbolo de dignidade, determinação, liderança e coragem, que inspirou milhões de pessoas ao redor do mundo. Neste momento de tristeza, nossos corações estão com os familiares, amigos e milhares de paulistanos e brasileiros que sentem a dor da perda”, informa a nota.
Depois, foi pedido a todos os presentes um minuto de silêncio. “A Câmara Municipal tem grande responsabilidade com a nossa sociedade, principalmente com os nossos ídolos e o Pelé foi referência para o nosso país e para o mundo inteiro e prestou, com certeza, o seu papel com maestria. Hoje é mais do que justa essa homenagem e também as nossas homenagens aos seus familiares, aos seus amigos, num momento de perda que não é fácil para ninguém”, disse o vereador André Santos (REPUBLICANOS).
Posse
Na ocasião e de forma virtual, Reis (PT) tomou posse como vereador de São Paulo. Ele é o primeiro suplente do PT (Partido dos Trabalhadores) e ficará no lugar do vereador Alfredinho (PT), que está licenciado por prazo indeterminado para ocupar uma vaga de suplente como deputado federal.
Veja na íntegra como foi a posse da Mesa Diretora para 2023:
Eleição da Mesa Diretora
Os vereadores que compõem a direção da Casa foram eleitos em Sessão Extraordinária no dia 15 de dezembro do ano passado. O processo eleitoral escolheu o presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1° secretário, 2° secretário, 1° suplente e 2° suplente da Mesa Diretora. Também foi definido o novo corregedor-geral da Câmara.
Reeleito pela terceira vez consecutiva presidente da Câmara, o vereador Milton Leite (UNIÃO) teve 47 votos favoráveis. Para a 1ª vice-presidência da Câmara, foi eleito o vereador Xexéu Tripoli (PSDB), que recebeu 47 votos favoráveis. O vereador André Santos (REPUBLICANOS) foi escolhido para ocupar o posto de 2° vice-presidente, com 48 votos favoráveis.
Já o vereador Alessandro Guedes (PT) foi eleito 1° secretário com 45 votos favoráveis, enquanto o 2° secretário, vereador Marlon Luz (MDB), foi escolhido para o cargo com 46 votos a favor.
Para a 1ª suplência da Mesa Diretora, foi eleito o vereador Milton Ferreira (PODE), que obteve 45 votos favoráveis. A 2ª suplência ficou com o vereador Isac Félix (PL), eleito para o cargo com 47 votos a favor.
Por fim, foi eleito corregedor-geral da Câmara Municipal de São Paulo o vereador Rubinho Nunes (UNIÃO), com 37 votos favoráveis.