pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Vereadores querem audiência com prefeito para discutir problema das creches

23 de setembro de 2009 - 06:00

Categorias

RenattodSousa
Fórum educação
Diversas creches conveniadas apresentaram reclamações quanto ao repasse da Prefeitura

 

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes e a Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da Câmara realizaram reunião conjunta nesta quarta-feira (23/09) para a execução do fórum de discussões sobre a educação infantil municipal. O objetivo é propor medidas para atender a demanda por vagas. 

O encontro teve a presença do Movimento Creche para Todos, que reivindica desde 2008 um amplo debate acerca do tema e políticas de atendimento a essa demanda. Hoje, oficialmente registrado, o número de crianças não atendidas é de 93.476 em creches e 53.358 em pré-escola.  Durante o encontro, as Comissões aprovaram requerimento que solicita audiência dos vereadores com o prefeito Gilberto Kassab para tratar a questão das creches e elencar as ações efetivas do Executivo. “A rede social na cidade não está funcionando como a gente gostaria, por isso queremos entender qual é a prioridade desta gestão”, comentou o vereador Netinho de Paula (PCdoB).

 

“Antes, as creches eram ligadas à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, agora foi incorporada à Educação e faz parte da escolaridade; a partir daí a Prefeitura tem a obrigação de atender esta demanda. Temos de estudar a questão do financiamento da educação, mas, de qualquer maneira existem problemas menores, como a forma de cadastramento de endereços de pai e mãe, que muitas vezes moram em cortiços e não têm essa comprovação de moradia”, disse o vereador Eliseu Gabriel (PSB) ao se referir ao requerimento aprovado.

 

Muitas creches diretas e conveniadas também apresentaram reclamações quanto ao repasse da Prefeitura, que muitas vezes não é suficiente para atender a demanda. “A creche conveniada foi uma maneira de absorver essas crianças de 0 a 3, mas temos de estudar melhorias na verba per capita para elas e procurar priorizar o orçamento diretamente para os setores prioritários, pois uma criança que tem formação é garantia de cidadania”, enfatizou o vereador Marco Aurélio Cunha (DEM).

 

Participaram do encontro os vereadores  Claudio Fonseca (PPS), Netinho de Paula, Alfredinho (PT), Claudinho (PSDB), Marco Aurélio Cunha, Jooji Hato (PMDB) e Eliseu Gabriel.

 

Imagens para download:
RenattodSousa
Fórum Educação
RenattodSousa
Fórum Educação

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar