A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara vai realizar uma Audiência Pública em parceria com a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para debater a privatização da SPTuris (São Paulo Turismo), que inclui o Complexo do Anhembi.
O requerimento, do vereador Souza Santos (PRB), previa uma sessão exclusiva para discutir o tema. Mas por sugestão dos colegas, o parlamentar aceitou o encontro conjunto entre os dois Colegiados, já que a Audiência Pública da CCJ já havia sido convocada antes.
“O importante é que devemos debater esse assunto com a sociedade. E se for preciso fazer outras Audiências Públicas nós faremos. É nossa responsabilidade como vereadores. Estamos fazendo todo o esforço possível para que as pessoas em casa saibam aquilo que estamos votando aqui”, disse Santos.
O encontro será realizado nesta sexta-feira, às 11h, na Sala Oscar Pedroso Horta (1º subsolo). A proposta de venda da empresa está prevista no Projeto de Lei (PL) 582/2017, do Executivo. Atualmente a SPTuris é uma companhia de capital aberto. No entanto, 97% das ações pertencem à Prefeitura da capital paulista.
Nesta quarta-feira (27/9), a Comissão de Política Urbana também deu aval a outro requerimento, do vereador Camilo Cristófaro (PSB). O documento convida os responsáveis pelas empresas que prestam serviço de limpeza na cidade, a Soma (Soluções em Meio Ambiente) e a Inova Gestão de Serviços Urbanos. Para Cristófaro, a cidade está suja demais.
“Parece que não está sendo limpa. Quero saber onde estão os funcionários da limpeza urbana, que são tantos. Em minha opinião, eles dizem que contrataram 10 mil profissionais, mas na prática não deve haver mais de 3 mil deles nas ruas. Então eu quero saber o que está acontecendo e essas empresas nos devem satisfação”.
PL’s
A Comissão de Política Urbana também deu parecer favorável à tramitação do PL 519/2013. A proposta, do vereador Eduardo Tuma (PSDB), estabelece a criação do Polo Gastronômico da Arena Corinthians, no entorno do estádio, em Itaquera. Os parlamentares seguiram a recomendação do relator tucano Fábio Riva. O objetivo é atrair investimentos e mais turistas para o bairro da zona leste.
Os vereadores também aprovaram a tramitação do PL 255/2015. O Projeto de Lei é assinado por Toninho Vespoli (PSOL) e prevê a realização de feiras de produtos orgânicos e ações ou eventos que promovam o desenvolvimento rural sustentável em São Paulo. O relator da matéria na Comissão, vereador Eduardo Suplicy (PT), seguiu o parecer favorável ao Substitutivo da CCJ.