A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira uma série de requerimentos com pedidos de informações sobre áreas contaminadas ou sob suspeita de contaminação na cidade de São Paulo.
Três deles, de autoria dos vereadores Paulo Frange (PTB) e Juscelino Gadelha (PSB), dizem respeito à região de ex-lagoas nas proximidades do Estádio do Canindé e do Shopping Center D. Os parlamentares pedem à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e à Secretaria do Verde e Meio Ambiente a relação das áreas que possuem estudo ou solicitação de estudo sobre a contaminação do solo, e à Subprefeitura da Vila Guilherme um relatório de como estão as ligações de esgoto.
Segundo Frange, um estudo indicou que existiam lagoas na região no passado, e como o aterro pode ter sido feito com lixo e resíduos a exemplo da área que hoje abriga o Shopping Center Norte , existem dúvidas sobre a situação do solo.
Um outro requerimento, do vereador Chico Macena (PT), solicita também à Cetesb o mapeamento das 16 áreas contaminadas no entorno de Heliópolis/Vila Carioca e os impactos que cada contaminante pode causar na saúde, no solo, no subsolo, na água e no ar. “Uma das preocupações é com os riscos oferecidos à saúde da população que está diretamente exposta, visto que a região é altamente adensada”, argumenta Macena.
(19/10/2011 – 15h42)