pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Vereadores reagem a atropelamento de ciclista na Paulista

12 de março de 2013 - 23:59

Categorias

RenattodSousa/CMSP

PLENARIO-1232013-Rtto__0118-72-ABREDiversos vereadores subiram à tribuna do plenário da Câmara nesta terça-feira para se manifestarem sobre o atropelamento do limpador de vidros David Santos Souza na ciclofaixa da avenida Paulista, no último domingo, pelo estudante universitário Alex Siwek. 

O impacto do acidente foi tão forte que decepou o braço de David. Além de não prestar socorro e fugir do local do acidente, Siwek lançou o membro decepado — que havia ficado preso ao veículo — em um rio, impedindo que ele fosse reimplantado cirurgicamente. Segundo a polícia, o estudante dirigia embriagado no momento do acidente.

O vereador Police Neto (PSD), que costuma ir de bicicleta ao trabalho, condenou atitudes de motoristas irresponsáveis e defendeu que as velocidades máximas das vias da cidade sejam reduzidas para proteger os ciclistas. O mundo inteiro já reconheceu que uma forma para isso [reduzir os acidentes] é controlar a velocidade da via, disse Police. Se o ciclista nunca está numa velocidade duas vezes inferior à velocidade do carro, mantém-se uma forma de proteção natural ao ciclista.

Para Police, a velocidade máxima na Avenida Paulista deveria ser de 30 ou 40 km por hora. Qual o impacto dessa medida se a velocidade média da Paulista já é de 7 km por hora devido ao tráfego?”, disse.

Floriano Pesaro, líder do PSDB, lamentou a irresponsabilidade de mais um motorista alcoolizado e lembrou que o tráfego de bicicletas nas vias está previsto e regulamentado no Código Nacional de Trânsito, mas a cultura de grande parte dos motoristas coloca em risco a integridade física de quem usa outros tipos de meio de transporte. Até quando teremos que lamentar acidentes como esse? A exatamente um ano, a bióloga Juliana Dias, que também ia para o trabalho de bicicleta, foi atropelada por um ônibus na mesma Avenida Paulista, lembrou o vereador.

Outros parlamentares, como Adilson Amadeu (PTB), Lércio Benko (PHS), Natalini (PV) e Sandra Tadeu  (DEM) também lamentaram o ocorrido e pediram por mais ciclovias e ciclofaixas na cidade. (Da Redação)

(12/03/2013 21h37)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar