Fábio Jr Lazzari/ CMSP
Os membros do Parlamento Metropolitano aproveitaram a realização da reunião bimestral em Salesópolis nesta segunda-feira para conhecer o Parque Estadual das Nascentes do Tietê, onde o rio inicia seu curso de 1.010 quilômetros.
No parque, onde o Tietê tem um fluxo de 4.580 litros por hora (podendo variar de acordo com a estação do ano), as águas são cristalinas e possuem peixes como o Guaru. Chegando a São Paulo, o rio se torna poluído, porém deságua limpo na bacia do Rio Paraná, após atravessar 66 municípios.
“Estamos a 22 quilômetros do Oceano Atlântico, mas se o rio nascesse na planície litorânea e não desse toda a volta, não teria essa importância”, explicou Simone dos Santos Barbosa, guia turística de Salesópolis, destacando a relevância da bacia do Tietê na economia local. A nascente do rio Tietê está no meio da Serra do Mar, a 1.027 metros de altitude.
Simone afirmou ainda a criação do Parque Estadual, em 1996, foi fundamental para a preservação do rio. A antiga proprietária procurou manter a nascente, mas suas atividades diárias e a criação de animais podiam contaminar a água, mesmo sem querer”, disse.
LEIA TAMBÉM
Parlamento Metropolitano soma esforços em favor do Rio Tietê
(17/10/2011 – 17h36)