pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Vereadores vistoriam reabertura da Feira da Madrugada

27 de agosto de 2011 - 06:02

Categorias

RenattodSousa 
RenattodSousa

Alvo de denúncias de irregularidades, a Feira da Madrugada foi reaberta neste sábado, 22 dias depois de ser fechada durante uma operação da Prefeitura contra pirataria, contrabando e sonegação no local.

Os vereadores Adilson Amadeu (PTB) e José Américo (PT), ambos representando a Subcomissão da Câmara que apura irregularidades na Feira, realizaram uma vistoria na madrugada deste sábado para avaliar as condições de segurança e funcionamento.

Dos mais de 4 mil boxes que operam no espaço, apenas 1.400 estavam abertos. O restante estava lacrado por pirataria ou outras irregularidades. Apesar de considerar positiva a reabertura da feira, Amadeu acredita que o local está longe de atender às reivindicações dos vereadores. O Executivo reabriu de uma maneira que está tudo retrocedendo. Hoje só 1.400 boxes abriram, entraram apenas 100 ônibus. Todas as ruas do entorno foram tomadas pelos camelôs que não podem mais trabalhar na Feira, com gatos de energia por todo o lado, disse o vereador.

Um dos problemas que chamou a atenção de Amadeu foi a falta de segurança. Não existe sinalização, rota de fuga em caso de emergência, extintor de incêndio suficiente. Estamos pedindo uma perícia técnica para avaliar a segurança, disse.

Segundo o vereador, as denúncias de irregularidades e propinas também não param de chegar. Tivemos informações do gestor da Feira que um GCM (Guarda Civil Metropolitano) saiu daqui preso pela Corregedoria, possivelmente por cobrança de propina, e que 5 outros casos já teriam ocorrido. Queremos que a administração municipal nos forneça informações sobre tudo isso.

O vereador José Américo (PT) criticou a operação antipirataria realizada no local, que culminou com o fechamento da feira no último dia 5. “A operação que houve aqui é extremamente discutível, porque o nível de apreensão de produtos piratas foi muito pequeno. Tenho a impressão que essa operação serviu mais para desmoralizar o comércio popular do que para qualquer outra coisa. Provavelmente para justificar um outro tipo de intervenção que se pretende fazer no local, disse o vereador.

Américo cobrou da Prefeitura informações mais detalhadas sobre as bancas e os proprietários na Feira da Madrugada. Eu gostaria de saber o número de bancas lacradas e uma posição em relação ao número de bancas que cada proprietário tem. A Prefeitura ficou devendo essas informações, disse

Os vereadores da Subcomissão da Feira da Madrugada pretendem agora ouvir o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, nesta quarta-feira (31). Ele já havia sido convidado pelos vereadores anteriormente, mas não compareceu. Segundo o vereador José Américo, caso ele não compareça novamente nesta quarta, será oficialmente convocado.

27/08/2011 06h00

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar