A chegada da frente fria na capital paulista voltou à pauta do Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (18/5). Parlamentares demonstraram preocupação com a população em situação de rua e debateram ações para proteger as pessoas das baixas temperaturas.
O líder do governo na Casa, vereador Fabio Riva (PSDB), falou sobre o trabalho que está sendo feito pela gestão municipal para acolher quem precisa de abrigo e alimentação. Riva disse que profissionais das 32 subprefeituras, além de agentes das secretarias de Assistência Social e de Direitos Humanos estão nas ruas para prestar auxílio à população.
“A Prefeitura tem se esforçado para fazer esse acolhimento, com a entrega de cobertores, de colchões e de alimentação. Há tendas espalhadas pela cidade e que mostram este olhar atento e humano do prefeito Ricardo Nunes”, falou Fabio Riva.
A 1ª vice-presidente da Câmara, vereadora Rute Costa (PSDB), também destacou as ações do governo do município e lembrou que as entidades religiosas estão trabalhando em prol das pessoas que vivem nas ruas da capital. “As igrejas, as entidades religiosas como um todo, são grandes aliadas nesse combate ao frio, à distribuição de alimentação, à distribuição de cobertores e agasalhos”.
Líder do REPUBLICANOS no Legislativo paulistano, o vereador André Santos (REPUBLICANOS) utilizou novamente a tribuna do Plenário 1° de Maio para pedir que a população ajude as pessoas mais vulneráveis. Na sessão de ontem, o parlamentar já havia pedido que doações sejam feitas em igrejas ou entidades. “É importante que cada um de nós possa fazer uma mobilização a fim de termos cobertores e agasalhos para distribuir àquelas pessoas que passamos a detectar que estão vivendo neste período de frio esse tipo de situação”.
A líder do PSOL na Casa, vereadora Erika Hilton (PSOL), também voltou a se manifestar sobre as baixas temperaturas na capital paulista. Ela chamou a atenção para um morador de rua que morreu, na manhã desta quarta-feira, na zona leste da cidade. “Não posso afirmar que tenha sido por decorrência do frio, mas todos os indicativos apontam que possa ter sido por isso”.
Erika pediu que a Câmara cobre da Prefeitura “medidas mais eficazes e celeridade nas investigações sobre mortes que ocorrem nos períodos de baixas temperaturas”. A parlamentar disse ainda que “é muito cruel, é muito triste e é muito doído recebermos a notícia de que um ser humano morreu por conta do frio”.
Outros temas
Na sessão desta quarta, vereadores e vereadoras também trataram de outros assuntos pertinentes à cidade de São Paulo. Foram debatidos, por exemplo, temas relacionados às áreas da educação, saúde, meio ambiente, da população LGBTQIA + e do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (24/5) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Clique abaixo para assistir à íntegra da Sessão Plenária desta quarta-feira.