A Câmara Municipal recebeu nesta segunda-feira (24/10) a cerimônia de lançamento da ‘Medalha Jubileu de Brilhante’, criada em comemoração aos 60 Anos do Batalhão Suez. A solenidade, que homenageou cerca de 150 pessoas, foi uma iniciativa do vereador Aníbal de Freitas (PV).
Criado por decreto do Congresso Nacional em 22 de novembro de 1956, o Batalhão Suez foi contingente do Exército Brasileiro enviado ao Oriente Médio como parte das Forças de Paz da ONU no conflito entre Estado de Israel, Egito e seus vizinhos árabes. Foi também parte da Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF) em operação no Egito, ao longo do Canal de Suez, durante aquele conflito, e nos anos posteriores, e também na Força de Paz criada após a nacionalização do canal pelo presidente egípcio Gamal Abdel Nasser, em 26 de julho de 1956.
Cerca de seis mil homens do Exército Brasileiro participaram, em revezamento, do Batalhão Suez durante seus dez anos de presença no Sinai. O retorno definitivo das forças ao Brasil aconteceu em junho de 1967, após a Guerra dos Seis Dias. Em 1988, a UNEF – ONU, cuja força ficou conhecida como ‘Boinas Azuis da Paz’, recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
“Hoje queremos memorizar a história desses heróis que derramaram sangue no deserto do oriente nessa missão. Um trabalho de manutenção da paz que salvou muitas pessoas. Queremos reviver esta história reconhecendo os nossos heróis atuais, os nossos guerreiros que estão todos os dias aqui, na luta pela paz, na luta pelo bem”, ressaltou o comandante Walter de Melo Vargas, presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz.
Foram homenageados com a Medalha Jubileu Brilhante veteranos da Tropa de Suez, autoridades das mais altas patentes da Policia, soldados do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), capitães, cabos e praças da Policia Militar (PM), além de personalidades da sociedade civil por suas contribuições à segurança pública.
“Tenho a obrigação de homenagear esses policiais que defendem nossos cidadãos. Acho que são merecedores e devemos ter este papel de dar prestígio e motivar os policiais. É uma classe que põe a cara para bater e arrisca sua vida por nós”, destacou o vereador Freitas.